Unidade, que não passava por obras há 15 anos, dispõe, agora, de estrutura adequada para seus 238 alunos
por Ana Paula Lins – Ascom Seduc
Unidade, que não passava por obras há 15 anos, dispõe, agora, de melhor estrutura para seus 238 alunos – Foto: Thiago Henrique
“Quando chegamos nesta escola fomos muito bem acolhidas. É como se fosse a nossa segunda casa. Agora, vamos todos cuidar ainda mais dela”. A promessa, da estudante Elaine Clessiane Alves dos Santos, aluna da 3ª série do ensino médio, resume o sentimento que os moradores de Chã Preta nutrem pela Escola Estadual Izidro Texeira. E, no dia em que o município comemorou seus 58 anos de emancipação política, nessa quinta-feira (11), o presente não poderia ser melhor: a entrega da reforma da unidade de ensino após 15 anos de espera.
Com 36 anos de existência, a Escola Estadual Izidro Teixeira recebeu melhorias no piso, nas partes hidráulica e elétrica, no forro, na pintura, na sala dos professores, além de ter ganhado laboratórios de ciências e acessibilidade nos banheiros. Com 10 salas, a unidade atende 238 alunos do médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“É um privilégio entregar essa obra em um dia festivo para a cidade. A escola é um ponto de convergência da juventude e ela precisa ser dinâmica, ser prazerosa. Os alunos querem estudar e, o nosso dever, é propiciar que eles tenham uma educação melhor que a que nós tivemos. Por isso, fizemos essa reforma e, desde já, agradeço aos servidores da escola que, percebe-se, cuidam dela com muito carinho, pois muitos também já foram alunos desta instituição”, ressaltou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.
Na ocasião, Luciano anunciou ainda que, com a colaboração do Município, a Seduc está buscando desapropriar terreno para a construção de uma quadra esportiva para os alunos.
Vínculo – A diretora da escola, Maria Célia da Silva Holanda, emociona-se ao falar da instituição. A adolescente que, em 1984, formou a segunda geração de alunos da escola, retornou à unidade em 2001 já como professora de Filosofia e hoje é gestora. “Para mim, é um orgulho ter sido aluna e hoje contribuir para a Educação da nossa cidade. A reforma nos deu mais segurança, deixou nossos estudantes mais motivados. E quando estamos em um ambiente onde o servidor, o aluno e os seus pais se sentem bem, o ganho para a aprendizado é inegável”, afirmou.
No seu último ano na unidade de ensino, a estudante Rayssa Vanessa Santos da Silva também fala da obra com entusiasmo. “Essa reforma era muito esperada por todos nós e será um estímulo a mais para os alunos. Tenho muito carinho por essa escola e dá um aperto no coração saber que só tenho mais um ano aqui”, revelou Rayssa, aluna da 3ª série do ensino médio e que, junto com sua amiga Elaine, leu um poema em agradecimento ao governador Renan Filho e ao secretário Luciano Barbosa.
A solenidade de entrega da reforma ainda contou com a presença do deputado Francisco Tenório, da prefeita Rita Tenório, do secretário de Gestão Interna da Seduc, Sérgio Newton, do gerente da 4ª Gerência Regional de Educação (Gere), Marcelo Christiano Carnaúba e de lideranças políticas locais.
Obras – Desde o início do Governo Renan Filho, a Seduc já recuperou 162 escolas e possui 25 com obras em andamento. Além disso, o Estado já construiu seis escolas em Arapiraca, Murici, São Miguel dos Campos, Coruripe, Marechal Deodoro e Quebrangulo e tem outras cinco unidades em construção em Rio Largo, Campo Alegre, Delmiro Gouveia, Senador Rui Palmeira e Palmeira dos Índios – esta última uma escola indígena na comunidade Serra da Capela.