/Sesau está preparada para receber doses da vacina Pfizer

Sesau está preparada para receber doses da vacina Pfizer

Primeira remessa do imunizante belga tem previsão de chegar em Alagoas na próxima segunda-feira (3)

por João Victor Barroso – Ascom Sesau

Primeira remessa da vacina Pfizer contra a Covid-19 deve chegar em Alagoas na próxima segunda-feira (3) – Foto: Carla Cleto

A chegada da vacina Pfizer ao Brasil veio para renovar as esperanças da população em vencer a batalha contra a Covid-19. Com perspectiva de chegar em Alagoas na próxima segunda-feira (3), o Programa Nacional de Imunização de Alagoas (PNI/AL), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está preparado com toda a estrutura necessária para receber a vacina, que possui uma diferença quanto ao armazenamento das doses em relação a CoronaVac e a AstraZeneca.

Os imunobiológicos produzidos no Brasil podem ser acondicionados a uma temperatura entre 2° e 8° Celsius, com a validade da CoronaVac chegando a 12 meses, a partir da data de fabricação, e a AstraZeneca sendo de até seis meses, a partir da data de fabricação.

De acordo com Rafaela Siqueira, assessora do PNI em Alagoas, caso a vacina belga seja armazenada na mesma temperatura dos outros dois imunizantes, a validade é somente de cinco dias. As doses precisam estar em uma temperatura muito mais baixa para ter um prazo maior de validade.

“As doses vão chegar congeladas até o Estado em uma temperatura entre, -25° e -15°. Nessas condições, a vacina pode ser aplicada em até 14 dias. Por isso, o PNI/AL está preparado e conta com freezers potentes para garantir o armazenamento correto da Pfizer e não haver perda de doses”, informa Rafaela.

Assim como as outras duas vacinas contra a Covid-19, para se ter a imunidade completa com a Pfizer é preciso aplicar duas doses, em um intervalo de 21 dias.

Ultra freezers – Para manter o prazo máximo de validade a partir da data de fabricação, a vacina precisa estar congelada e acondicionada em um freezer de ultrabaixa temperatura, que varia de -80°C à -60°C. Dessa forma, o imunizante da Pfizer pode ser administrado em até seis meses.

o Ministério da Saúde (MS) informou que está em andamento um processo de compra de 183 freezers de ultrabaixa temperatura para encaminhar aos estados. A previsão de entrega do primeiro lote é para o mês de junho deste ano.