Redação A Hora News
Legenda: Oposição e governo disputarão as mesas mais importantes do Legislativo | Foto: Reprodução
Acontece nesta segunda-feira (1º) a votação para a presidência da Câmara dos Deputados e para a presidência do Senado, juntamente com a escolha das novas mesas diretoras.
Na Câmara a disputa será entre Arthur Lira (PP-AL), indicado da base do governo; Baleia Rossi (MDB-SP) indicado da oposição; e Marcel Van Hattem (Novo-RS) que tem pouco apoio.
Já no Senado, cinco nomes tentarão conquistar a presidência: Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Lasier Martins (Podemos-RS), Major Olimpio (PSL-SP), Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Simone Tebet (MDB-MS).
A disputa da Câmara promete ser a mais acirrada, todos os 513 deputados federais deverão estar em Brasília para votação nominal e presencial.
São necessários 257 votos para que o candidato seja declarado vencedor. O Palácio do Planalto acredita ter 267 nomes confirmados, mas alguns deputados que apareceram em listas preliminares já reafirmaram o voto em Baleia Rossi.
O candidato do MDB é o favorito da oposição por apoiar colocar em votação alguns dos pedidos de impeachment feitos contra o presidente.
Na tentativa de evitar perder o cargo e ainda garantir a governabilidade, o presidente Jair Bolsonaro tem feito de tudo para conseguir a eleição de Lira.
Já no Senado o candidato de Bolsonaro é Rodrigo Pacheco que assim como Lira poderá colocar em pautas medidas provisórias e evitar um possível processo de impeachment.