por Secom Maceió
Maceió dá os primeiros passos para se tornar uma cidade do futuro. Isso porque a gestão municipal deu inicio a uma discussão para implementar um modelo de gestão que envolve mobilidade, integração e fluxo entre as pastas. A primeira reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira (22), com parcerias que trazem experiências exitosas.
O foco é a integração dos serviços para facilitar o acesso dos cidadãos a todo o sistema da Prefeitura. A Reforma Administrativa, pauta do prefeito JHC, dará um suporte no funcionamento desse modelo de cidade integrada, com os serviços estruturados de uma maneira inteligente.
Isso implica em estabelecer uma visão simplificada da Prefeitura, trazendo para uma única plataforma todas as demandas do município e construindo um planejamento estratégico a partir de levantamentos de dados que apresentem as necessidades do município.
Para o secretário de governança, Antônio Carvalho, “a ideia é que os cidadãos possam acessar os serviços sem precisar consultar diversas secretarias”.
“A cidade inteligente envolve desde a coleta de lixo, onde é possível estabelecer rotas inteligentes do serviço a partir de sensores, passando por uma plataforma centralizada de serviço, onde o cidadão possa acessar a prefeitura e apresentar suas demandas do dia a dia”, acrescentou Antônio.
Para Ricardo Santa Ritta, secretário de Turismo, Maceió tem tudo para se tornar um destino inteligente. “Com o turismo, nós vamos transformar Maceió, propiciando uma melhor experiência de vida para o turista e, principalmente, para os cidadãos”, informou.
Participaram desta reunião Antônio Carvalho, secretário de Governança; Rayane Tenório, secretária de Gestão; Ricardo Santa Ritta, secretário de Turismo; André Costa, Superintendente do SMTT; João Felipe, secretário de Economia e Thiago Prado, secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social.