/BICENTENÁRIO: Lincoln Penna lança biografia de Floriano Peixoto

BICENTENÁRIO: Lincoln Penna lança biografia de Floriano Peixoto

Governo de Alagoas provoca mergulho nas raízes históricas do Estado em mais uma ação na agenda dos 200 anos

por Julianne Leão – Agência Alagoas

Dentro das comemorações do bicentenário de emancipação política de Alagoas, o Memorial à República  recebeu a presença ilustre de Lincoln Penna, na noite desta quinta-feira (19). O historiador e professor de História é também bisneto de Floriano Peixoto e fez questão de realizar o lançamento de seu livro na Terra dos Marechais. Intitulado ‘Floriano, a encarnação da República’, a obra é uma biografia do segundo presidente da República, nascido em Ipioca e consagrado com uma vida política memorável.

(Fotos: André Palmeira)

O secretário de Estado do Gabinete Civil, Fábio Farias, frisou a bravura, determinação e coerência que Floriano Peixoto teve durante sua carreira política. “Ter essa figura histórica em meio as comemorações do bicentenário alagoano é, sem dúvidas, um marco cultural de resgate às raízes de nossa história”, comemorou Farias.

Conforme o autor da biografia, o diferencial da obra para tantas outras sobre Floriano Peixoto é que essa edição tem um quê de originalidade. “Eu trago ricos detalhes, dados e memórias familiares”, comenta Penna.

Durante a solenidade de lançamento, Jorge Peixoto foi um dos visitantes que tirou uma dúvida pessoal que carregava consigo. “No último dia de sua presidência da República, Floriano Peixoto realmente desceu as escadarias, pegou um bonde e foi para casa?”, questionou o ouvinte.

A resposta dada pelo bisneto do Floriano Peixoto foi positiva. “Floriano costumava utilizar os transportes públicos diariamente. E ele tratava isso com muita naturalidade”, revelou Lincoln Penna.

 

Essas e outras particularidades de Floriano poderão ser conferidas no livro, que já circula em grandes livrarias brasileiras. Penna, no entanto, fez questão de deixar alguns exemplares para serem distribuídos em escolas e bibliotecas públicas de Alagoas.

 

(Fotos: André Palmeira)

 

“Espero que os alagoanos leiam a história, que foi contada por mim com muito carinho, e conheçam um pouco mais desse alagoano que ajudou a construir a história do Brasil”, finalizou Lincoln Penna.