Série de matérias conta um pouco da trajetória das personalidades que receberam comendas na sessão especial do Mês da Mulher
por Dicom-CMM
Vinte e uma mulheres protagonistas de suas trajetórias, com atuação nas mais diversas áreas profissionais, sociais e comunitárias, foram destaque na homenagem promovida pela Câmara Municipal de Maceió, no dia 24 de março, em referência ao Mês da Mulher.
Reconhecidas pela TVs comendas criadas pelo Poder Legislativo, e que levam os nomes de mulheres referência em Alagoas e no país, elas são educadoras, médicas, policiais, políticas, líderes comunitárias, religiosas, entre outras funções que exercem com excelência.
A partir de uma série de quatro matérias, a Câmara apresenta agora, uma a uma, quem são as personalidades homenageadas na sessão especial e o que elas representam para Maceió.
Com a Comenda Maria do Carmo Santos de Araújo, foram agraciadas as mulheres que são exemplos de coragem, dedicação e méritos extraordinários para o Município ou para o país, nas áreas de política social e liderança comunitária. Conheça cinco das 11 personalidades:
Margarida Maria Vasconcelos de Holanda, homenageada pela vereadora Fátima Santiago, se destaca pela trajetória como educadora e matriarca, com participação relevante no cenário político de Chã Preta, interior de Alagoas. Foi primeira-dama do município durante os quatro mandatos de seu marido, Audálio de Vasconcelos Holanda, e nesse período, assumiu a Secretaria Municipal de Educação, contribuindo para o desenvolvimento educacional do município. É mãe do atual prefeito de Chã Preta, Maurício de Vasconcelos Holanda.
A trajetória de Margarida não se limita ao âmbito familiar, mas estende-se à esfera pública, onde ela exerceu papéis fundamentais tanto na educação, quanto no apoio à gestão política do marido e, posteriormente, do filho. Sua história reflete a importância das mulheres na política, muitas vezes atuando de forma indireta, mas com impacto significativo na administração pública e no desenvolvimento comunitário.
Helena Soares Ferreira dos Santos, reconhecida pelo vereador Eduardo Canuto, nasceu em 1958, em Campo Alegre, interior do estado. É uma educadora dedicada, graduada em Letras e especializada em gestão escolar. Começou a lecionar aos 15 anos e, em 1980, prestou concurso público para professora na sua cidade Natal. Em 2006, passou a trabalhar em Maceió, onde assumiu a função de interventora escolar em instituições com dificuldades de gestão, como o Colégio Mário Broad. Em 2018, foi selecionada para ser gestora do Colégio da Polícia Militar de Alagoas, onde permanece até hoje.
Helena sempre gostou de cuidar das pessoas e, após a epidemia de Aids no Brasil, implantou em conjunto com profissionais da saúde a ONG “Conviver”, doada pela Instituição Bill Gates em 2003, da qual é coordenada até os dias atuais.Mulheres de destaque: conheça as homenageadas da Câmara Municipal de Maceió.
Simone Santos Duarte Oliveira, lembrada pela vereadora Jeannyne Beltrão, tem se dedicado ao longo da vida a trabalhos sociais no Conjunto José da Silva Peixoto, no Jacintinho. Aos 22 anos, ela foi agredida e apedrejada pelo marido, e sofreu um traumatismo craniano, mas após sua recuperação passou a atuar no apoio a pessoas carentes da comunidade, priorizando políticas de saúde e promoção da inclusão social. O trabalho dela tem transformado vidas e fortalecido os laços da comunidade.
Maria Neide Martins, a Mãe Neide Oyá d’Oxum, foi homenageada pela vereadora Olívia Tenório. Mulher, negra e personalidade religiosa, ela se destaca no Brasil pela contribuição nos campos religioso, social, cultural e gastronômico, com a gastronomia do sagrado afroindígena. Nasceu em Arapiraca, e é fundadora do Grupo União Espírita Santa Bárbara e do Centro de Formação e Inclusão Inaê.
Por meio do Grupo Santa Bárbara, que fica no Village Campestre, em Maceió, ela trabalha a religião associada aos trabalhos sociais, e envolve 148 jovens no projeto Inaê, onde são oferecidos cursos de cabeleireiro, culinária dos orixás, sala de bijuterias e ateliê, dança e percussão, além de serviços de saúde em parceria com a Universidade Federal de Alagoas e a Secretaria Municipal de Saúde.
Maria Aparecida da Silva Martins, reconhecida pelo vereador Samyr Malta, tem trajetória marcada pela dedicação ao bem-estar social, inclusão e transformação de vidas na comunidade do Conjunto Governador Geraldo Bulhões. Conhecida como Cidinha da Transformação, ela é profissional da beleza e especialista em fibra capilar. Construiu a carreira baseada na valorização da autoestima, sendo ferramenta de empoderamento e resgate da dignidade.
Sua atuação se expandiu para a área social, intermediando atendimentos de saúde e assegurando direitos previdenciários para pessoas carentes. Fundou um instituto em sua região, com o objetivo de promover melhorias estruturais e garantir melhores condições de vida à população. Como cristã, foi maestrina, professora de escola bíblica e coordenadora de eventos da igreja. Em 2020, candidatou-se pelo então Partido Trabalhista Cristão (PTC), conquistando 624 votos mesmo diante de desafios estruturais. Em 2024, já pelo partido Podemos, alcançou expressiva votação de 2.206 votos, tornando-se a primeira suplente da sigla.
Na próxima matéria da série, você vai conhecer a história de mais cinco mulheres agraciadas com comendas pela Câmara.