por Ildo Rafael – redação Ahoranews
Foto: Reprodução galeria da AMA
Em 16 de fevereiro de 1981 foi definido o Conselho Diretor e Deliberativo da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), tendo como presidente o então prefeito de Maceió Fernando Collor. Deputados e prefeitos homologaram a criação dessa instituição associativa, momento histórico em que estatuto e diretrizes foram definidos para alinhar o fortalecimento dos prefeitos alagoanos.
De lá pra cá muitos presidentes assumiram os destinos da AMA, alguns até por três vezes, caso do prefeito Marcelo Beltrão e atual presidente.
Fernando Collor foi o primeiro presidente representando a Capital. Desde então, não mais se repetiu o feito de Maceió eleger o presidente dessa instituição.
Prefeitos com mandatos consecutivos na Capital, depois de Collor, não demonstraram interesse em presidir o órgão representativo e alguns nem frequentavam as reuniões.
A AMA se fortaleceu, tornou-se objeto de poder político e muito disputada tem buscado junto a outros representantes dos mais de cinco mil municípios brasileiros participar das discussões que dizem respeito a política municipalista e os repasses garantidos para cada cidade.
Collor deu o ponta pé, marcou história e deixou esse legado para os municípios de Alagoas.