/Vereadores querem construir sugestões para Maceió inspiradas em Medellín

Vereadores querem construir sugestões para Maceió inspiradas em Medellín

Cidade colombiana deixou para trás estigma de mais violenta do mundo após transformação a partir das periferias

por Dicom/CMM

Foto: Pedro Sant

A visita de vereadores de Maceió à cidade colombiana de Medellín, na semana passada, fez parte dos debates da sessão desta quarta-feira (18) da Câmara Municipal. Os programas implementados nas comunidades da periferia por lá inspiraram os parlamentares aqui, que pretendem levar sugestões ao prefeito JHC.

O tema foi levado ao plenário pelo vereador Cal Moreira. Ele visitou Medellín a convite do Sebrae e acompanhado do vereador Chico Filho, presidente da Casa, e ambos destacaram a transformação das periferias por meio da presença permanente do Estado nesses espaços, antes tomados pela violência.

Os parlamentares destacaram que nesses locais o poder público criou centros integrados que dispõem de escola, unidade de saúde, quadra poliesportiva, praça e outros equipamentos gratuitos, para que os moradores tenham acesso facilitado aos serviços. Além disso, as casas contam com gás canalizado, água, energia e internet a preços acessíveis.

Cal Moreira disse ter ficado impressionado com a cidade e com o sentimento de pertencimento da população. “Lá vi uma cidade em que a política trabalha para as coisas acontecerem. Os moradores de lá têm a cidade como sendo deles, não jogam lixo na rua, cuidam dos espaços. Foi uma experiência muito produtiva e tenho certeza que junto da gestão do Município vamos levar essas ideias para a nossa população”, afirmou.

Com uma visão semelhante, Chico Filho destacou a redução da violência em Medellín, que até a década de 1990 era considerada a cidade mais perigosa do mundo, e hoje é referência em inclusão social e inovação.

“Fiquei com a sensação de que tem uma saída. As pessoas das comunidades só tinham contato com o poder público através da polícia. Mas hoje as pessoas participam das decisões, cada projeto é conversado com as comunidades. O povo de Medellín se uniu e disse ‘nós queremos fazer diferente’”, destacou.

Também contribui com a discussão o vereador delegado Thiago Prado, que esteve na cidade colombiana em 2021, enquanto secretário municipal de Segurança Cidadã. Ele citou que o programa das Areninhas, implementado em Maceió, foi inspirado em Medellín, e reforçou a importância do investimento em esporte e educação para o combate à violência.

“Medellín realmente conseguiu sair das garras do narcotráfico através de políticas públicas. A prevenção à violência é por meio das políticas publicas, porque as pessoas são reféns da criminalidade. Podemos compartilhar esse conhecimento e junto ao prefeito JHC replicar essas ideias”, apontou.

Outros temas abordados na sessão foram o incentivo a projetos de mobilidade urbana com integração, como o BRT e VLT, o combate à violência contra a mulher por meio de penalidades administrativas a agressores, sistemas de auxílio a buscas por pessoas desaparecidas e medidas de redução da mortalidade no trânsito.