/Consultório na Rua recebe prêmio nacional de boas práticas na pandemia

Consultório na Rua recebe prêmio nacional de boas práticas na pandemia

Cerimônia de encerramento reconheceu 19 experiências avaliadas como de excelência na Atenção Primária; 1.471 ações participam da iniciativa

por Marília Ferreira / Ascom SMS

Equipe do Consultório na Rua (Foto: Ascom SMS)

Com o relato de experiência intitulado “(Sobre)viver em situação de rua em tempos de pandemia”, a equipe do Consultório na Rua recebeu, na categoria “Ações voltadas para a proteção de grupos vulnerabilizados”, o certificado de reconhecimento de experiência de excelência da iniciativa “Atenção Primária à Saúde (APS) Forte no SUS no combate à Covid-19”.

Organizada em parceira com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps), a cerimônia de encerramento fez o reconhecimento público de 19 experiências avaliadas como de excelência e selecionadas entre as 1.471 participantes da iniciativa.

A secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, comemorou a conquista e destacou a relevância do trabalho desenvolvido. “O Consultório na Rua desenvolve um sensível trabalho de cuidado e proximidade com uma população de muita vulnerabilidade. Cuida da saúde física e emocional desse público por meio de uma equipe multidisciplinar. Durante a pandemia, esse cuidado foi adequado para prevenir a contaminação. A iniciativa da APS Forte no SUS reconhece a qualidade do trabalho desta equipe”, comentou.

Para a coordenadora do Consultório na Rua, Jorgina Sales, a APS atesta os resultados positivos do trabalho realizado pela equipe durante a pandemia. “Nosso principal objetivo com a experiência foi relatar as estratégias de prevenção, cuidado, promoção de cidadania, direitos humanos e sociais para lidar com as adversidades relacionadas ao viver na rua em tempos de Covid-19. Para nós, é muito gratificante ver esse reconhecimento, pois é fruto de um olhar humanizado para as pessoas em situação de rua”, afirma.

De acordo com Flaviane Belo, enfermeira do Consultório na Rua, foi necessário fazer uma adequação para a realização do trabalho com o público mais vulnerável. “Foi preciso nos reinventarmos durante a pandemia para que pudéssemos assistir às pessoas em situação de rua. Tivemos que repensar o cuidado com este público e planejar estratégias de assistência como a entrega de máscara, álcool em gel, refeições e água, entre outros. Agradeço a todos os parceiros que estiveram conosco nesse trabalho. Isso mostra o quanto o SUS é potente”, comenta.

A premiação nacional aconteceu nesta sexta-feira (16) de forma híbrida, pelo canal do Youtube do Portal da Inovação na Gestão do SUS, e contou com a presença de autoridades da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (Opas/OMS) e autores das experiências exitosas.