Cerimônia de encerramento reconheceu 19 experiências avaliadas como de excelência na Atenção Primária; 1.471 ações participam da iniciativa
por Marília Ferreira / Ascom SMS
Equipe do Consultório na Rua (Foto: Ascom SMS)
Com o relato de experiência intitulado “(Sobre)viver em situação de rua em tempos de pandemia”, a equipe do Consultório na Rua recebeu, na categoria “Ações voltadas para a proteção de grupos vulnerabilizados”, o certificado de reconhecimento de experiência de excelência da iniciativa “Atenção Primária à Saúde (APS) Forte no SUS no combate à Covid-19”.
Organizada em parceira com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps), a cerimônia de encerramento fez o reconhecimento público de 19 experiências avaliadas como de excelência e selecionadas entre as 1.471 participantes da iniciativa.
A secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, comemorou a conquista e destacou a relevância do trabalho desenvolvido. “O Consultório na Rua desenvolve um sensível trabalho de cuidado e proximidade com uma população de muita vulnerabilidade. Cuida da saúde física e emocional desse público por meio de uma equipe multidisciplinar. Durante a pandemia, esse cuidado foi adequado para prevenir a contaminação. A iniciativa da APS Forte no SUS reconhece a qualidade do trabalho desta equipe”, comentou.
Para a coordenadora do Consultório na Rua, Jorgina Sales, a APS atesta os resultados positivos do trabalho realizado pela equipe durante a pandemia. “Nosso principal objetivo com a experiência foi relatar as estratégias de prevenção, cuidado, promoção de cidadania, direitos humanos e sociais para lidar com as adversidades relacionadas ao viver na rua em tempos de Covid-19. Para nós, é muito gratificante ver esse reconhecimento, pois é fruto de um olhar humanizado para as pessoas em situação de rua”, afirma.
De acordo com Flaviane Belo, enfermeira do Consultório na Rua, foi necessário fazer uma adequação para a realização do trabalho com o público mais vulnerável. “Foi preciso nos reinventarmos durante a pandemia para que pudéssemos assistir às pessoas em situação de rua. Tivemos que repensar o cuidado com este público e planejar estratégias de assistência como a entrega de máscara, álcool em gel, refeições e água, entre outros. Agradeço a todos os parceiros que estiveram conosco nesse trabalho. Isso mostra o quanto o SUS é potente”, comenta.
A premiação nacional aconteceu nesta sexta-feira (16) de forma híbrida, pelo canal do Youtube do Portal da Inovação na Gestão do SUS, e contou com a presença de autoridades da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (Opas/OMS) e autores das experiências exitosas.