/RECONHECIMENTO: Empresas apoiadas pelo Governo conquistam Prêmio de Competitividade 2017

RECONHECIMENTO: Empresas apoiadas pelo Governo conquistam Prêmio de Competitividade 2017

Solenidade de premiação aconteceu na quarta-feira (29), promovida pelo Movimento Alagoas Competitiva (MAC), Sedetur e Sebrae/AL

por Andressa Alves – Agência Alagoas

“Quando eu abri minha empresa o objetivo era ser a maior e melhor de Marechal Deodoro. Hoje, tive a honra de ser reconhecido como a melhor em Qualidade de Alagoas. Isso só mostra o poder do povo alagoano de se reinventar e aproveitar as oportunidades”. A afirmação emocionada é de Wilson Júnior, empreendedor da loja Destak Magazine, em Marechal Deodoro, que acaba de conquistar o primeiro lugar no Prêmio Competitividade Alagoana 2017.

A solenidade aconteceu na quarta-feira (29), promovida pelo Movimento Alagoas Competitiva (MAC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Nesta edição o evento contou com a inscrição de mais de 1.500 empresas.

Reconhecido na categoria Qualidade Estadual, Wilson tem uma trajetória de sucesso no ramo empresarial, onde atua há mais de 12 anos. A premiação consolida um trabalho de equipe árduo, com dedicação e busca por excelência, elencados por Wilson como fatores fundamentais para o crescimento da empresa.

Em apenas dois anos, é o quinto prêmio que a Destak Magazine conquista, sendo três na área de gestão, um em inovação e outro como destaque Socioambiental. As conquistas ganham ainda mais importância se considerarmos os diversos obstáculos no caminho do empresário. Com as últimas chuvas que atingiram o Estado, a empresa perdeu grande parte de sua estrutura, obrigando Wilson a recomeçar, quase que do zero, seu sonho do próprio negócio.

“No final de maio a loja da gente foi totalmente destruída. Eu vi 12 anos de trabalho perdidos. Mas na mesma noite dessa tragédia eu recebi uma ligação de São Paulo, me dizendo que nós éramos finalistas no Prêmio Nacional em Inovação. Entendi que não era hora de fraquejar. Que era uma oportunidade de começar tudo de novo, com uma empresa mais inovadora e funcional. Com muito empenho e dedicação, no mês de julho nós já tivemos o melhor mês de vendas de toda nossa história”, ressaltou Wilson Júnior.

Na categoria Indústria, a empresa Glastec Indústria de Plástico conquistou a premiação de Qualidade. O empreendimento conta com o apoio da Sedetur por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado de Alagoas (Prodesin), responsável pela concessão de incentivos para a instalação de empresas no Estado.

Pensando em fortalecer este segmento, o Governo de Alagoas vem atuando em diversas frentes de apoio aos empresários. A Sedetur retomou, em 2016, o Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fempe), criado para discutir as demandas do micro e pequeno empresário alagoano, afim de construir políticas públicas eficientes e com resultados expressivos.

Indo além do público de micro e pequenos empresários, as ações para o fortalecimento da cultura empreendedora são voltadas ainda para os jovens estudantes. Em 2017, a Sedetur deu continuidade ao projeto Em Ação que, através de palestras, capacitações e premiações, estimula estudantes a ingressarem no cenário de negócios e estabelece um diálogo entre a teoria repassada em sala de aula e as práticas de mercado. A última edição do projeto atingiu 2 mil alunos, inseridos em seis instituições de ensino.

Na ocasião, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito destacou a importância do incentivo do poder público e privado aos Micro e Pequenos Negócios.

“O alagoano precisa de oportunidades para criar. É um prazer para o Governo do Estado, apoiar ações como essa, que valoriza o segmento de Micro e Pequeno Negócio, responsável por mais de 65% dos empregos formais em Alagoas. Esse reconhecimento tem um papel fundamental na vida das pessoas”, ressaltou Brito.

A Secretária de Turismo de Delmiro Gouveia, Patrícia Brasil, falou da importância de garantir aos turistas segurança e parabenizou as ações da Sedetur para promover os destinos da região.

“A segurança afeta diretamente a atividade turística. É de extrema importância que nós tenhamos um turismo seguro, confiável, para que o turista se sinta bem ao sair de casa. Nós temos uma região singular com relação ao turismo, com paisagens lindas e atualmente temos poucas indicações a furtos ou infrações maiores. Aqui em Delmiro Gouveia, especificamente, nós contamos com Corpo de Bombeiros Militar e isso é de extrema importância para gente, sempre eficiente e nos apoiando. Hoje nós podemos dizer que temos um destino seguro e confiável no Sertão”, disse.

Investimentos na Segurança

O Governo do Estado também investe na melhoria da estrutura de prédios da Segurança Pública do Sertão e incrementa batalhões com novos equipamentos. Durante o oitavo Governo Presente, realizado entre os dias 23 e 25 de novembro, o governador Renan Filho e o secretário em exercício da SSP, Manoel Acácio Júnior, entregaram duas novas viaturas à Companhia de Operações Especiais do Sertão (Copes), no município de Piranhas, lançaram a Força Tarefa e visitaram as obras do novo batalhão da Polícia Militar em Delmiro Gouveia, que tem previsão de entrega no primeiro semestre de 2018.

O prédio está sendo construído às margens da AL- 145, local estratégico para que a polícia consiga realizar patrulhamento ostensivo em todo o município e também em regiões turísticas.

Já o município de Mata Grande receberá um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), além da Força Tarefa de Segurança, que já está atuando na cidade.

Para o secretário em exercício da Segurança Pública, Manoel Acácio Júnior, os investimentos na região serão muito importantes para dar continuidade às ações de combate ao crime.

“A Copes [Companhia de Operações Especiais do Sertão] atua combatendo vários crimes nessa região, como assalto a banco, tráfico de drogas e outros crimes que venham a ocorrer. Ela tem ajudado muito as Polícias Civil e Militar e por ser especializada tem fundamental importância para a região. A Força Tarefa que agora atuará em Delmiro Gouveia também será importante. Além disso, está em funcionamento os Centros Integrados de Segurança em Ouro Branco e São José da Tapera e estão em construção os CISPs de Pão de Açúcar e Mata Grande. Todos são investimentos muito importantes e que irão beneficiar diretamente o turismo”, afirmou.

O comandante do Policiamento de Área do Interior (CPAI – I), coronel Walter do Valle, destacou que a região representa uma das maiores reduções de criminalidade do estado, fruto do trabalho integrado que vem sendo realizado pelas Polícias Civil e Militar.