Mostra será aberta nesta segunda-feira (30), às 20h
por Hannah Copertino – Agência Alagoas
O universo repleto de esculturas de madeira produzidas pela artista Cida Vieira vai ser apresentado ao público na exposição Cida Madeira Vieira Mulher, que será aberta nesta segunda-feira (30), às 20h, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió. Com curadoria de Fredy Correia, a mostra fica em cartaz até 30 de novembro e a entrada é gratuita. A visita pode ser feita de segunda a sábado, das 8h às 18h, exceto às quartas quando o horário vai até 20h, e, aos domingos e feriados, das 14h às 17h.
São mais de 80 esculturas em madeira de animais como leões, golfinhos e gatos, a maioria inéditas, além de obras figurativas e abstratas. Cida Vieira é de Boca da Mata, cidade conhecida pelo trabalho de Manoel da Marinheira e seus seguidores. Ela, o marido Soço e os filhos foram morar em Marechal Deodoro em 1999. A artista apenas ajudava o esposo na produção das peças. Depois que Soço faleceu, Cida Vieira e o filho Anderson, hoje com 27 anos, deram continuidade ao ofício para sustentar os filhos e acabaram se apaixonando pelo ofício. A artista acabou indo além e criando o próprio estilo na produção. Cida também conta com a ajuda do filho Emerson, de 18 anos, que já produziu sua primeira peça sozinho.
Cida Vieira expôs seu trabalho pela primeira vez na Casa de Marechal, em Marechal Deodoro, dois anos atrás, e participou de cerca de 25 mostras coletivas. Esta é a primeira grande exposição da artista em número de obras. As peças esculpidas de madeira reaproveitada são feitas no ateliê da artista na AL 101 Sul, na Barra de São Miguel, onde também funciona a loja.
“Estou muito ansiosa, numa expectativa enorme. É uma exposição de grande dimensão, em um espaço lindo que é o Complexo Cultural Teatro Deodoro, tudo que eu queria. É como se fosse um prêmio e me dá uma sensação maravilhosa de dever cumprido, de ter conquistado tudo isso”, revelou a artista Cida Vieira.
O curador Fredy Correia contou que a Cida Vieira nasceu da escola da Marinheira, o marido dela foi discípulo do mestre Manoel da Marinheira. “Ela sempre teve um olhar apurado aos pequenos detalhes e acabou trazendo questionamentos para as obras dela. A artista não se conformava em retratar o animal como ele era, começou a mudar, colocar seu ponto de vista, dar mais graciosidade, tornando as obras mais leves e mais surrealistas. Os animais são sinônimo de força nas obras e o trabalho dela é de resistência por ser mulher em um universo ainda mais dominado pelos homens. São poucas as mulheres no Brasil que enveredaram pela madeira e ela faz isso muito bem. A Cida buscou melhorar, pesquisar, começou a estudar história da arte com a professora Socorrinho Lamenha, passou a entender mais os movimentos artísticos e foi aperfeiçoando, tanto que recebeu o prêmio de primeiro lugar na categoria esculturas no Salão de Arte da Marinha e agora tem sua primeira grande exposição individual”, relatou o curador.
“É uma honra receber o trabalho da artista Cida Vieira. Uma mulher de fibra que fez da arte o sustento da família e sua grande paixão. Estar no Complexo Cultural Teatro Deodoro é um mérito da artista e é um espaço que ela merece ocupar”, destacou Sheila Maluf, diretora presidente da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, Diteal.
Serviço:
Exposição Cida Vieira Madeira Mulher
Abertura – Segunda-feira (30/10), às 20h.
Visita – Até 30/11.
Horários – Segunda, terça, quinta e sábado, das 8h às 18h; quarta-feira, das 8h às 20h, e, domingos e feriados, das 14h às 17h.
A entrada é gratuita.