Equipe quer transformar protótipo desenvolvido em um modelo de negócio
Ideias inovadoras que saem do estado de Alagoas para o Brasil. Estudantes do curso de eletrotécnica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) desenvolveram um totem que utiliza três formas de energia (solar, eólica e o gás natural) para manter um estabelecimento ou uma casa em caso de falta de energia.
Após conquistar o primeiro lugar no evento “Avant IF: Competição de Ideias Inovadoras”, organizado pelo Ifal e que promove um estímulo à cultura do empreendedorismo e da inovação, premiando modelos de negócios viáveis e sustentáveis, os estudantes, apoiados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), embarcam para a cidade de São Paulo.
Eles representarão Alagoas e passarão por um processo de pré-aceleração na empresa Ignitions, além da virada tecnológica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).
Segundo o professor-orientador, Marcelo de Assis Correia, o próximo passo agora é transformar a ideia em um modelo de negócio. “Esse trabalho é fruto de um projeto de pesquisa do núcleo de energias alternativas do Ifal e surgiu em 2013. Agora, ele é direcionado para a utilização em pousadas e ecovilas e ganha uma solução comercializada”, explicou o professor.
Jennifer Santana, aluna do Ifal e integrante da equipe, falou sobre a expectativa e felicidade em representar o Estado. “É uma responsabilidade muito grande, mas estamos dando o nosso melhor para que tudo dê certo e que a gente retorne com boas notícias”, disse a estudante.
O grupo, formado por quatro alunos, viaja dia 28 deste mês e só retornam no dia 03 de julho.