por redação com Claúdia Leite – Ascom PMM
A Prefeitura de Maceió, sob a liderança do prefeito Rodrigo Cunha, lançou a Operação Lata Velha, uma iniciativa pioneira voltada para a retirada de sucatas de veículos das ruas da capital. O programa representa um marco na gestão urbana, unindo mobilidade, segurança e sustentabilidade em benefício da população.
Objetivos da operação
Recolher sucatas que já não possuem utilidade como veículos;
Melhorar a mobilidade urbana, liberando espaços públicos;
Garantir segurança, evitando que sucatas abandonadas sejam usadas para práticas ilícitas;
Promover sustentabilidade, destinando corretamente os materiais recolhidos.
Estrutura da ação
A operação conta com a atuação integrada de três órgãos municipais:
DMTT
Alurb
Semsc
Será implantada a Central Municipal de Sucata, no Distrito Industrial, para receber tanto os materiais recolhidos quanto doações voluntárias da população.
Segundo Rodrigo Cunha, a operação enfrenta um problema que afeta cidades em todo o país e devolve espaços públicos à população. Proprietários de terrenos e residências com sucatas serão notificados e terão prazo para retirada voluntária. Caso não haja ação, a Prefeitura fará a remoção. “Essa é mais uma iniciativa que une organização urbana, sustentabilidade e qualidade de vida para quem vive em Maceió”, afirmou o prefeito.
Impacto nacional
Estudos da UFPE apontam que o Brasil poderá gerar cerca de 5,2 milhões de veículos em fim de vida por ano até 2030. Sem um sistema estruturado de destinação, o problema tende a se agravar. A Operação Lata Velha posiciona Maceió como referência na busca por soluções locais para um desafio nacional.
Como participar
Denúncias e solicitações podem ser feitas pelo telefone 118 do DMTT.
Doações voluntárias de sucatas podem ser entregues na Central Municipal de Sucata.
Informações e atualizações estão disponíveis nas redes sociais oficiais da Prefeitura e do DMTT.












