/Hackers suspeitos de atacar sistema do TSE terão sigilos quebrados

Hackers suspeitos de atacar sistema do TSE terão sigilos quebrados

Redação A Hora News

Legenda: Quatro pessoas estão sendo investigadas, sendo três brasileiros e um português | Foto: TSE

Os sigilos dos dados de e-mail dos três suspeitos de terem executado um ataque hacker no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) serão quebrados à pedido da Justiça Eleitoral do Distrito Federal que é quem investiga o caso.

Quatro pessoas são investigadas, sendo três deles brasileiros e um português. As autoridades portuguesas estão colaborando no caso e já prenderam o jovem de 19 anos que estava há seis meses em prisão domiciliar por ter praticado outros crimes cibernéticos.

Segundo as investigações, a conexão entre o português e os brasileiros foi estabelecida a partir de postagens na internet e troca de mensagens com agradecimentos que citavam um grupo do qual os hackers brasileiros fazem parte.

Foi o jovem português quem teria enviado um link do TSE para os brasileiros em um chat. Com este link foi possível identificar uma falha no sistema para que os hackers invadissem.

Os policiais identificaram sete conexões no dia 15 novembro, quando foi realizado o primeiro turno da eleição, e dez no dia 19. Ao que tudo indica, mais pessoas estavam envolvidas no ataque.