/Assembleia celebra o empreendedorismo feminino com palestra e entrega de comendas

Assembleia celebra o empreendedorismo feminino com palestra e entrega de comendas

por Comunicação/ALE — publicado 26/05/2025 12h05, última modificação 26/05/2025 12h09

De autoria da deputada Rose Davino (PP), a Assembleia Legislativa realizou, nesta segunda-feira, 26, uma sessão especial com palestra sobre Empreendedorismo Feminino, ministrada por Juliana Almeida, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas. Em seguida, ocorreu uma sessão solene para a entrega da comenda Vera Arruda às empreendedoras Arquimércia Cedrim Azevedo de Diego, estilista e diretora criativa da marca Arqui, e Marina Ferrari, empresária e influenciadora digital, criadora de sua própria linha de maquiagem e biquínis. As sessões contaram com a presença da deputada Cibele Moura (MDB), da representante do Grupo de Mulheres Empreendedoras Periféricas, Juliana Conceição, da representante do Instituto Autismo em Movimento, Ana Franças, além de dezenas de mulheres empreendedoras do Estado de Alagoas.

A deputada Rose Davino destacou sentir-se muito honrada em presidir as duas sessões, considerando-as uma oportunidade singular de contribuir para a valorização, o reconhecimento e a deferência às mulheres alagoanas que, cada vez mais, assumem o protagonismo por meio do empreendedorismo. “Precisamos unir forças para que as iniciativas e o desejo de empreender encontrem os incentivos necessários dentro de programas de desenvolvimento que resultem em políticas públicas acessíveis, eficientes e sustentáveis. Quando falamos de empreendedorismo feminino, estamos destacando inúmeras ações que formam uma poderosa ferramenta de transformação, promovendo a autonomia financeira, a independência e uma mudança cultural que elimina percepções arcaicas e preconceituosas que ainda persistem ao se reconhecer a capacidade das mulheres de liderar negócios, empresas e estruturas de poder”, afirmou.

Sessão especial

Durante a palestra, Juliana Almeida ressaltou a importância da união entre as mulheres para fortalecer sua presença nos espaços de decisão e afirmou que o empreendedorismo feminino se sustenta em três grandes pilares: geração de renda, que promove a autonomia financeira; redução da desigualdade de gênero no mercado; e impacto social, que impulsiona o desenvolvimento da economia local.

Na ocasião, apresentou dados de 2024 referentes a Alagoas, revelando a existência de 96.787 empresas lideradas por mulheres – número que representa um crescimento de 15,9% em relação ao ano anterior. Juliana explicou que o perfil das empreendedoras no Estado é marcado por forte presença nos setores de comércio e serviços, destacando-se como MEIs, sócias ou administradoras, e com nível de escolaridade superior ao dos homens.

“Espero que esses dados sirvam de base para futuros debates na Assembleia Legislativa e inspirem cada vez mais mulheres a empreender. Alagoas vem apresentando crescimento nesse cenário, e o papel do Sebrae, que eu represento, é justamente esse: acolher e ajudar a gerir negócios. O importante é que as mulheres não desistam, pois, por trás de cada empreendimento, existe um sonho – e quem não sonha, não vive. Espero que esses sonhos se fortaleçam cada vez mais”, concluiu.

Sessão solene

Durante a sessão solene, a deputada Rose Davino destacou que Arquimércia Cedrim é um exemplo de empreendedora de sucesso, com uma visão criativa que vai além da moda. Ela promove um trabalho a partir do linho, tecido nobre que combina com inspirações na cultura, natureza e bem-estar, criando uma harmonia de equilíbrio e beleza.

Sobre Marina Ferrari, a parlamentar afirmou que ela é referência em cabelo e maquiagem, tendo iniciado sua trajetória ainda na infância, produzindo conteúdo digital. Segundo Rose, atualmente, Marina se dedica a promover um estilo de vida saudável, compartilhando tutoriais e conteúdos com o objetivo de incentivar as mulheres a buscarem sempre sua melhor versão.

Arquimércia Cedrim afirmou sentir-se muito feliz e lisonjeada com o reconhecimento. “É com imenso prazer que recebo esta comenda da deputada Rose Davino. Quando comecei, era apenas uma menina que já rabiscava ideias sobre moda. Sempre fui sonhadora, acreditando na arte e em tudo o que fazia. Para aprimorar meu conhecimento, cursei uma universidade e, depois, um mestrado em gestão. Aquela criança sonhadora voltou a renascer em mim. Em cada coleção, imprimo tudo o que me transforma e também transforma quem adquire minha marca. Hoje, me inspiro em grupos de mulheres que me fazem crescer a cada dia e influenciar outras mulheres e meninas”, destacou.

Marina Ferrari também agradeceu aos deputados e, em especial, à deputada Rose Davino pela honraria. “Estar aqui hoje é a realização de muitos anos de dedicação, disciplina e foco. Tenho como lema: ‘seja sua melhor versão’. Acordar todos os dias tentando ser um pouco melhor – lendo para adquirir conhecimento, treinando para manter a saúde, valorizando momentos com a família – é o que gera paz e conforto, em vez de perder tempo com coisas banais que não agregam. Sempre fui muito dedicada, pois sempre soube que, após o esforço, vem a recompensa. Desde a adolescência, tento ser a minha melhor versão, estudando, acordando cedo e dormindo tarde. Confesso que não é fácil suportar críticas de quem não entende nosso propósito. Mas o que me recompensa é saber que inspiro outras pessoas. Amo quando recebo mensagens de alguém dizendo que a influenciei para o bem. Isso é o que me motiva”, afirmou.

Vera Arruda

A comenda Vera Arruda é uma condecoração criada pela Assembleia Legislativa com o objetivo de homenagear mulheres alagoanas que se destacam no setor do empreendedorismo. Vera Arruda nasceu em 9 de julho de 1966 e conquistou o cenário da moda brasileira. Até hoje, seu trabalho é lembrado pelo impacto que causou no mundo fashion. Na década de 1990, Vera levou cor e exuberância aos guarda-roupas femininos, em um momento em que predominavam as tendências minimalistas, geométricas e andróginas das grandes marcas internacionais. Suas criações destacavam o patchwork, mesclando a delicadeza da seda com a simplicidade e as cores da chita, além de bordados, pedrarias, flores e crochê – tudo explorando a rica estética brasileira. Vera Arruda faleceu precocemente, aos 38 anos.