por Ascom CMM
Estrutura irá viabilizar atendimentos mais rápidos na parte alta e região metropolitana da capital com apoio ambulâncias e motolâncias
O presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, vereador Galba Netto (MDB) representou a casa na solenidade assinatura da ordem de serviço para a construção de uma base descentralizada do SAMU e Corpo de Bombeiros. O equipamento avaliado em aproximadamente R$ 2 milhões será construído sob a estrutura do viaduto da Polícia Rodoviária Federal para facilitar o deslocamento para ocorrências na região da parte da alta da capital. A convite do governador Renan Filho (MDB) ele e o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Galba Novaes (MDB), viram detalhes do projeto ao lado secretário Estadual de Segurança, Alfredo Gaspar de Mendonça.
Para o presidente o investimento só confirma a compreensão do Estado para a realidade da parte alta que reúne dezenas de conjuntos habitacionais com um contingente grande de pessoas e que por esta razão também têm demandas específicas para a saúde. Um outro detalhe é que juntas as unidades conseguirão fazer atendimentos compartilhados que necessitem de socorro em situações de incêndios e acidentes graves.
O evento foi prestigiado por atendentes do Samu, oficiais do Corpo de Bombeiros, que ouviram do próprio governador a informação de que no local contarão com ambulâncias e motolâncias. Com o espaço amplo será possível garantir boa acomodação para os profissionais e os veículos. A ocupação da área é considerada importante porque evita que o local ocioso resulte em ocupações ilegais.
A construção aproveitará parte da estrutura já construída do viaduto, sendo localizada de forma estratégica para as duas atividades por conta da urgência dos atendimentos. Objetivo é que possa garantir maior agilidade para atendimentos na capital e também para deslocamentos em direção as cidades da região metropolitana. O equipamento se somará a UPA Galba Novaes de Castro e o Hospital Metropolitano, que desde a pandemia de Covid-19 tem atendido exclusivamente pacientes acometidos pela doença.