Redação A Hora News
Legenda: Ação conjunta visa impedir a propagação do vírus | Foto: Rafa Chafer/ASCOM
Ao longo dos últimos cinco dias, mais de duzentos agentes da Prefeitura se distribuíram por Maceió para garantir um carnaval de cuidados preventivos contra o coronavírus. Na manhã da terça-feira (16), equipes percorreram toda a orla marítima dialogando com os ambulantes sobre os cuidados necessários para evitar a propagação do vírus.
A ação é conjunta e conta com a participação do Gabinete Integrado de Combate à Covid-19, da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), da SMTT, da Secretaria de Assistência Social e Vigilância Sanitária; além de equipes da Secretaria de Turismo e da Fundação de Ação Cultural.
Donizete da Silva Lima é dos comerciantes que enxergam a necessidade desta ação. Segundo ele, os clientes aceitam bem as recomendações. “Eles sempre elogiam porque as mesas ficam bem afastadas uma da outra. Eu fico com a consciência limpa e o pessoal também fica. Eu estou fazendo a minha parte, cada um tem que fazer a sua”, comentou.
Para o secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prato, o diálogo é a principal ferramenta desta operação. “Estamos passando por todos os bairros da cidade. No período da manhã com ênfase na parte da areia, orientando os proprietários dos estabelecimentos comerciais e do comércio informal para que eles sigam todos os protocolos sanitários. É um trabalho de orientação. Se algum comerciante reincidir na infração, aí sim a gente passa a aplicar as penalidades, mas isso é em último caso”, explicou.
Ainda de acordo com secretário, a aceitação tem sido grande. “A gente tem observado uma adesão quase que total dos comerciantes e a sociedade vem colaborando sem realizar festas clandestinas e sem blocos de rua. É uma medida muito importante para que nos próximos meses a gente não registre aumento no índice de infectados por conta do coronavírus, após passar este feriadão”, informou Prado.