Mesa garantiu liberdade para construção de acordo que garantiu acomodação de todos os vereadores
por Ascom CMM
O processo de formação das comissões temáticas foi marcado pelo consenso e maturidade entre os vereadores. A articulação foi acompanhada pelo presidente Galba Netto (MDB) que havia destacado a importância do momento e da participação de todos. Desde o início das discussões a prioridade da Mesa Diretora era garantir a união e representatividade como sendo parte fundamental para as composições. O aumento do número de vereadores criou uma situação real que foi a necessidade de maior presença nas comissões.
“Isso seria uma das maiores prioridades dessa mesa; se não a maior delas. Quanto mais harmonizados nós tivermos mais forte esse pode se tornará. Isso é uma construção nossa. E a prova do amadurecimento dessa casa. Essas relações vão sendo construídas e as afinidades vão aparecendo. Mostra um amadurecimento, um momento novo e importante para que a sociedade se sinta mais representada”, destacou Galba.
Coube a vereadora Teca Nelma (PSDB) propor a alteração regimental para garantiu um número maior de integrantes nas respectivas comissões. Sua proposta foi submetida a discussão e aprovada por unanimidade de votos. “Agradeço a todos os vereadores por termos entrado num acordo. A partir de hoje estaremos ajudando a população”, completou Teca.
Representando a mesa diretora, o líder do governo e 2° secretário vereador Siderlane Mendonça (PSB), lembrou que a solução negociada foi a melhor saída para manter a unidade de propósito dos vereadores, sem que ninguém deixasse de contribuir para a atual necessidade da casa.
A vereadora Silvânia Barbosa lembrou que o processo foi parte de uma construção coletiva, incialmente cercada de dúvidas, mas que foi sendo compreendida por todos, principalmente, levando em conta a representação feminina. Ela também reconheceu o esforço da presidência em preservar as escolhas seguindo os critérios democráticos e o regimento da casa.
Depois de aprovada em sessão ordinária a proclamação das comissões ocorreu numa sessão extraordinária:
Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final – Chico Filho (MDB), Fábio Costa (PSB), Aldo Loureiro (PP), Dr. Valmir (PT), Teca Nelma (PSDB), Silvânia Barbosa (PRTB) e Leonardo Dias (PSD)
Comissão de Direitos Humanos: Teca Nelma (PSDB) e Olívia Tenório (MDB)
Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público: Joãzinho (Podemos), Luciano Marinho (MDB) e Dr. Valmir (PT)
Comissão dos Defesa do Idoso: Gaby Ronalsa (PSDB), Pastor Oliveira Lima (PRB), Cléber Costa (PSB)
Comissão do Meio Ambiente: Fábio Costa (PSB), Teca Nelma (PSDB) e Brivando Marques (PSC)
Comissão de Assuntos Urbanos: Aldo Loureiro (PP), Dr. Valmir (PT), Joãozinho (Podemos), Kelmman Vieira (Podemos) e Cal Moreira (PSC)
Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira: Brivaldo Marques (PSC), Davi Davino (PP), Zé Márcio Filho (PSD), Eduardo Canunto (Podemos) e Samyr Malta (PTC)
Comissão de Higiene e Saúde Pública: Dr. Valmir (PT), Cléber Costa (PSB), Fernando Hollanda (MDB) e Teca Nelma (PSDB)
Comissão de Abastecimento, Indústria e Comércio: Luciano Marinho (MDB), Eduardo Canuto (Podemos) e Chico Filho (MDB)
Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente: Leonardo Dias (PSD), Cléber Costa e Cal Moreira (PSC)
Comissão de Cultura, Turismo e Esportes: João Catunda (PSD), Brivaldo Marques (PSC), Cal Moreira (PSC), Olívia Tenório (MDB) e Gaby Ronalsa (PSDB)
Comissão de Ética: Davi Davinio (PP), João Catunda (PSD), Silvânia Barbosa (PRTB), Fábio Costa (PSB), Samyr malta (PTC)e Siderlane Mendonça (PSB)
Comissão de Acompanhamento das Políticas Públicas de Prevenção e Violência contra Jovens: Pastor Oliveira Lima (PRB)
Comissão de Serviços Públicos: Cal Moreira (PSC), Eduardo Canuto (Podemos) e João Catunda (PSD)
Comissão de Direitos da Mulher: Olívia Tenório (MDB), Silvânia Barbosa (PRTB) e Gaby Ronalsa (PSDB)
Comissão de Fiscalização e Aplicabilidade de Leis Municipais: Samyr Malta (ainda em formação)