Certame prevê 300 vagas para o provimento de cargos na Secretaria de Estado da Ressocialização
por Minne Santos – Ascom Seris
Previsão é que os editais dos concursos anunciados pelo Governo do Estado sejam divulgados entre abril e junho deste ano – Foto: Reprodução
O Governo de Alagoas autoriza ainda nesta quinta-feira (28) o concurso público para provimento de cargos na Secretaria de Estado da Ressocialização (Seris), certame que faz parte do ciclo de concursos planejados para 2021. A publicação estará disponível na edição suplementar do Diário Oficial (DOE).
Realizado por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o concurso vai contemplar um conjunto de 300 vagas para a carreira de policial penal, antigo cargo de agente penitenciário. O último certame para área havia sido realizado em 2006.
“A ideia é trazer uma nova geração que, sem dúvidas, vai cumprir um papel muito significativo para a área de ressocialização do Estado. Esperamos selecionar um quadro importante e dar ainda mais gás em projetos estratégicos que, com todo o empenho dos servidores da Seris, já têm sido destaque na administração pública local”, pontua o secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos.
De acordo com ele, a expectativa é que os editais dos concursos anunciados sejam divulgados entre abril e junho de 2021, com convocações previstas para o fim do ano e começo de 2022.
“Com esse ciclo novo de certames, estamos preparando Alagoas para uma nova fase no que diz respeito à prestação de serviço público. Por isso, temos trabalhado com muita dedicação para organizar concursos transparentes e sólidos e trazer, por meio deles, os melhores quadros de servidores pro nosso Estado”, complementa.
Mapa do portal de notícias G1 mostra o andamento da vacinação nos estados – Ilustração: Reprodução G1
Nove dias após dar início à campanha de imunização contra a Covid-19, Alagoas já é o segundo estado do Brasil com o maior percentual de pessoas vacinadas. O levantamento, com base nos dados das secretarias estaduais de Saúde, aponta que Alagoas já vacinou 1% da população, ficando atrás apenas do Distrito Federal (1,09%). Os dados, divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa nacional na noite desta quarta-feira (27), consideram o balanço de vacinados de ontem (26), quando Alagoas havia chegado a 33.450 vacinados.
Hoje, entretanto, a vacinação no Estado já alcançou 35.481 trabalhadores da saúde, segundo atualização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL) e com apoio técnico do Conselho Municipal de Secretarias de Saúde de Alagoas (Cosems/AL).
“Alagoas é o segundo estado do país com maior percentual de vacinação da população contra a Covid-19, como mostrou matéria do Jornal Nacional. Estamos trabalhando duro para que os alagoanos possam se proteger o mais rápido possível e voltem à normalidade”, declarou o governador Renan Filho em publicação no Twitter.
A imunização na rede hospitalar, nesta quarta-feira, foi realizada das 8h30 às 17h, precisamente no Hospital Geral do Estado (HGE); Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares; Maternidade Santa Mônica; Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Maceió e Arapiraca; Centrais de Triagem Arapiraca e Maceió; e nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Jacintinho e Tabuleiro, na capital alagoana.
No caso do HGE, a campanha encerrou hoje a primeira etapa de vacinação, com a aplicação das doses iniciais da Coronavac em 2.218 trabalhadores da saúde.
No interior do estado, segundo o Cosems, os profissionais de saúde já receberam a primeira dose da vacina em 79 cidades, ou seja, em mais de 78% dos municípios do interior. O cronograma de imunização prossegue normalmente nesta quinta-feira (28).
O consórcio de veículos de imprensa é formado por G1, O Globo, Extra, O Estadão de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, e passou a divulgar os dados da vacinação no último dia 21.
@hora.news.2019