Redação A Hora News
Legenda: Imagem de um microscópio | Foto: Pixabay
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações encomendou uma pesquisa verificar a percepção sobre ciência e tecnologia (C&T) e a contribuição (ou não) que estas têm na sociedade e no dia-a-dia das pessoas.
Elaborada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o levantamento mostrou que para os brasileiros os cientistas são menos confiáveis que políticos, líderes religiosos e jornalistas.
Mais confiáveis que os cientistas, segundo o estudo, são os políticos (72%), jornalistas (6%) e religiosos, artistas e militares (4% cada categoria).
Ainda segundo a pesquisa, Ciência e Técnologia aparece em quarto lugar em os temas de interesse dos brasileiros, sendo medicina saúde (79%), meio ambiente (76%), religião (69%) e Ciência & Tecnologia (62%).
O levantamento também identificou as práticas de visita a equipamentos relacionados ao conhecimento científico. O índice dos entrevistados que visitaram bibliotecas caiu de 30% para menos de 20% entre 2015 e 2019.
A ida a zoológicos, parques ambientais ou jardins botânicos também diminuiu, de 40% para 24% no mesmo período. O passeio em museus de artes caiu de 16% para 9% nos últimos quatro anos.