/Pesquisa mostra que pequenos negócios começam a se recuperar após crise

Pesquisa mostra que pequenos negócios começam a se recuperar após crise

Redação A Hora News

Legenda: O número de empresas fechadas definitivamente, isto é, que não voltarão a reabrir, é de 4% | Foto: Pexels

No universo dos pequenos negócios, 81% já estão operando com melhora geral na perda média do faturamento, principalmente para os estabelecimentos que funcionam em lojas ou salas de rua.

Os dados são da 7ª edição da pesquisa de impacto do Coronavírus, realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV entre 27 e 31 de agosto.

A boa notícia se dá pelo aumento de empresas que voltaram a funcionar seguindo as normas de suas cidades, o que já é a realidade 65% dos entrevistados.

Se na primeira pesquisa 59% dos empresários tinham interrompido suas atividades, hoje o número de estabelecimentos que permanecem fechados é de apenas 15%.

O número de empresas fechadas definitivamente, isto é, que não voltarão a reabrir, é de 4% – mesmo número das demais pesquisas.

Apesar da redução na queda do faturamento médio total, que agora chegou a -40% ( índice que vem melhorando 5 pontos percentuais desde abril, quando chegou a -70%), nota-se que esse movimento não é uniforme e varia de acordo com o local de funcionamento e o porte.

Enquanto os pequenos negócios que funcionam em Loja ou Sala de Rua estão com queda de 36% no seu faturamento, aqueles que estão em Feiras ou Shopping Popular reportaram queda de -50%. Isso se dá, devido ao fato de que nesses locais ocorrem mais aglomerações e, por isso, estão tendo mais dificuldades na sua reabertura.

Os MEI também estão com o faturamento mais impactado do que a média, pois nesse porte é muito frequente a existência de serviços realizados na casa ou local do cliente. Esse tipo de atividade também enfrenta dificuldade na retomada, devido ao receio dos consumidores de receber profissionais em casa.

Com informações FGV