Redação A Hora News
Legenda: Blitz da prevenção distribuiu materiais educativos para todos que passavam pelo bairro. Foto: Victor Vercant/SMS
Durante toda esta semana que antecede ao feriado de carnaval, diversas Unidades de Saúde da capital intensificaram as ações de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, com foco na HIV/Aids, sífilis e hepatites virais. Nesta sexta-feira (25) foi a vez da Unidade de Saúde da Família (USF) Cláudio Medeiros, no Rio Novo, realizar uma Blitz da Prevenção, com entrega de material educativo e preservativos masculinos e femininos para toda a população do bairro.
A diretora da USF Cláudio Medeiros, Aldelayne Ferreira, destaca que na época do carnaval muitas pessoas festejam, mas acabam esquecendo de se prevenir.
“Como essa é uma época que muitos costumam abusar do uso de álcool, por exemplo, muitas vezes os cuidados com as IST’s é deixado de lado. Então queremos chamar a atenção de toda a comunidade para essa temática que é tão importante para a saúde de todos”, explica a diretora.
“Em nossa unidade também são realizados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites durante toda a semana. Então com essa ação de hoje buscamos chamar as pessoas para realizar a testagem, principalmente porque nossas equipes de saúde detectaram um aumento de casos de sífilis na região. É algo real na comunidade e estamos empenhados em testar a população e tratá-las”, completa Aldelayne Ferreira.
A ação se concentrou próximo à unidade, na praça Padre Cícero. Os profissionais entregaram kits de prevenção (com folhetos educativos e preservativos) para quem passava pelo local, entre pedestres, motoristas e passageiros de ônibus. As atividades contaram com o apoio dos agentes de saúde, da equipe de enfermagem e de profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família.