/Projeto de lei obriga atletas trans a competirem na modalidade de seu sexo biológico

Projeto de lei obriga atletas trans a competirem na modalidade de seu sexo biológico

Redação A Hora News

(Foto: Jogadora de vôlei Tiffany, que nasceu homem e hoje atua na liga feminina | Reprodução TV Esporte Fantástico)

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) apresentou o projeto de lei 2639/2019 para obrigar atletas trans a competirem na modalidade de seu sexo biológico.

Na justificativa, o parlamentar diz que a participação de atletas do sexo masculino em equipes femininas “causa evidentes desequilíbrios técnicos e coloca em risco a própria lisura das competições”.

“Assim, do ponto de vista fisiológico, esses atletas vêm apresentando injustas vantagens comparativas. Trata-se, portanto, de proposição que visa a promover o equilíbrio no esporte masculino e feminino, sem qualquer tipo de juízo de valor acerca das opções da vida privada de homens e mulheres”, diz trecho do projeto.

O projeto de lei de Sóstenes não é o unico a tratar sobre o assunto. O deputado federal Julio Cesar Ribeiro (PRB/DF) também apresentou um texto para que  o sexo biológico seja o único critério para definição do gênero em competições esportivas oficiais.

Ao contrário de Cavalcante, o projeto de Ribeiro prevê penalidades para as entidades esportivas que descumprirem a regra e a punição do atleta que não revelar seu sexo biológico que deverá ser banido do esporte.