/Harry Potter tem mais influência sobre jovens que a Bíblia, diz pesquisa americana

Harry Potter tem mais influência sobre jovens que a Bíblia, diz pesquisa americana

Redação A Hora News

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostra que a série “Harry Potter” tem alcançado mais os jovens que a Bíblia, principalmente em cristãos não afiliados, isso é, os que no momento não frequentam nenhuma igreja.

O estudo foi feito pela doutora Tara Isabella Burton que identificou que nas gerações millennials e Z, o livro escritos por JK Rowling ameaça substituir a Bíblia.

Pela pesquisa, 61% dos americanos assistiram a pelo menos um filme do Harry Potter. Mas apenas 45% consegue nomear todos os quatro livros do Evangelho. Entre os que se consideram cristãos, esse número salta para 50%.

A conclusão da doutora Burton é que, embora não falem sobre Deus ou deuses, os personagens de “Harry Potter” estabelecem uma espécie de “teologia”, onde prevalece o conceito de vitória do bem contra o mal e a manipulação de forças metafísicas.

A estudiosa diz que o fato das pessoas saberem que a série “Harry Potter” é ficção muda pouco seu impacto. Afinal, tanto entre os americanos não religiosos quanto os cristãos as pesquisas mais recentes comprovam que apenas 30% da população vê a Bíblia como “a palavra literal de Deus” ao passo que outros 14% a chamam de “ficção”.

Burton lembra ainda que esse não é um aspecto cultural novo. Na década de 1970, a série de TV e filmes “Star Trek” oferecia aos seus fãs uma visão da moralidade e da condição humana enraizada no secularismo humanista e positivista de seu criador, Gene Roddenberry.

Da mesma forma, na década de 1990, centenas de milhares de “sem religião” se identificaram como jedi, a classe sacerdotal de samurai espacial nos filmes “Guerra nas Estrelas”, em censos nacionais no Reino Unido, País de Gales e Austrália.