/Oficina de formação apresenta novo regimento a servidores da Câmara de Maceió

Oficina de formação apresenta novo regimento a servidores da Câmara de Maceió

Escola do Legislativo deu início à temporada de cursos e atividades de 2026, com a atualização das regras internas da Casa

por Dicom/CMM

Foto: Dicom/CMM

O novo regimento interno da Câmara Municipal de Maceió, aprovado no final do ano passado, foi tema da primeira oficina de formação de 2026 da Escola do Legislativo, na manhã desta quarta-feira (28).

Servidores parlamentares foram apresentados às novas regras do documento, entre elas as normas de entrada e permanência no plenário, atribuições da Mesa Diretora, atuação dos vereadores, horários regimentais das sessões, votações e todas as demais alterações, além de reforçar os artigos que permanecem inalterados.

O regimento já está em vigor e será distribuído em material impresso aos setores administrativos e parlamentares da Câmara, como reforça o diretor da Escola do Legislativo, Rodolfo Barros.

“Hoje, na nossa primeira oficina do ano, os servidores da Assessoria Legislativa que participaram da comissão de elaboração desse regimento interno estão aplicando a formação para as assessorias parlamentares e servidores de diversos setores. Foram quase 100 pessoas inscritas e o objetivo é transmitir um pouco do que houve de alteração do regimento antigo para este novo”, afirmou.

A assessora parlamentar Adriana Guimarães, tem participado de todas as formações propostas pela Câmara e confirma que a atualização e qualificação contínua tem dado mais agilidade no trabalho dos vereadores. Ela participou da oficina sobre padronização dos modelos de requerimento e projetos de lei, e do minicurso sobre elaboração de emendas à LOA.

Nesta quarta, compareceu também ao evento sobre o regimento interno. “É muito importante, porque às vezes a pessoa não sabe elaborar um documento, e os cursos nos dão esse norte. Além de aprender, a gente tem a possibilidade de auxiliar o vereador, acertando mais e dando mais agilidade no andamento dos trabalhos. Então os servidores ganham em conhecimento e aprendizado, e a população ganha em resultado”, apontou.