Foram conquistadas medalhas na natação, luta olímpica e handebol
por Ana Paula Lins e Luana Santana – Agência Alagoas
(Troféu Renaldo Malta de Natação reuniu 470 atletas de 24 clubes do Norte/Nordeste no Cepa – Fotos: Cortesia e Valdir Rocha)
Estudantes da rede pública estadual brilharam em três competições esportivas distintas este fim de semana. Foram medalhas na natação, no Troféu Renaldo Malta, com os alunos do Cepa; no Alagoano de Luta Olímpica, com atletas das escolas estaduais Dom Otávio Barbosa Aguiar e Rubens Canuto, e no Alagoano de Handebol, onde a equipe da Escola Estadual Geraldo Melo sagrou-se campeã do Infantil Masculino.
As competições tiveram início com o Troféu Renaldo Malta, onde 470 atletas de 24 clubes do Norte/Nordeste competiram nas provas de piscina, disputadas no Parque Aquático do Cepa nos dias 15 e 16, e nas maratonas aquáticas na praia da Pajuçara, no domingo (17).
Com 17 medalhas no evento, a equipe do Cecepa foi campeã da modalidade juvenil da competição. Dentre os destaques individuais, a dobradinha de Débora Oliveira, da Escola Estadual José da Silveira Camerino, e Karine Melo, da Escola Estadual Moreira e Silva, nos 50 e 100 m costas juvenil:
Débora foi ouro nos 100 m e prata nos 50, enquanto Karine foi prata nos 100 m e bronze nos 50. Já Willyane Xavier, da Silveira Camerino, conquistou uma prata e um bronze nos 50 e 100 m peito juvenil. Na Maratona Aquática, Isabella Macedo, da Afrânio Lages e Milena Silva, da Princesa Isabel, foram prata e bronze na categoria Junior.
Destaque também para os estudantes do Cepa que competem pela equipe Nadart, do Clube Fênix: Elidiane Karolyne Oliveira, aluna da Silveira Camerino teve um ouro nos 100 m livre e três pratas no 50 e 100 m peito e nos 50 m livre juvenis, enquanto Erick Silva Nunes, da Escola Maria José Loureiro, foi ouro nos 100 m peito e prata nos 50 m peito e 100 m medley infantil, quebrando o recorde alagoano dos 100 m peito.
“O Troféu Renaldo teve um nível muito bom, com Alagoas conquistando e batendo recordes em meio a uma competição com 470 nadadores do Norte e Nordeste”, avalia Henrique Costa, presidente da Federação Aquática de Alagoas (Faeal), responsável pela organização do evento.
O professor da equipe de natação do Cepa, Luciano Villar, fala do Troféu Renaldo Malta com bastante emoção por se tratar da competição que encerra seu ciclo frente a equipe. “São 40 anos dedicados a esta equipe e o sentimento que fica é de dever cumprido. No esporte, os alunos aprendem que só conseguem conquistar seus objetivos se batalharem e treinarem, essa lição eles levam para o resto da vida. Persistência é a chave de tudo”, afirma Luciano.
Com duas medalhas no evento, a estudante Willyane Xavier corrobora com a afirmação de Luciano. “A gente se dedica muito, pois, é a partir daqui, que a gente percebe o que precisa melhorar para o próximo ano. A medalha em si, é apenas uma simbologia, o que mais importa para mim é superar meus limites”, declara a garota.
Luta olímpica e handebol– No sábado (16), o Colégio Tiradentes da Polícia Militar recebeu o Alagoano de Luta Olímpica, que contou com 200 participantes de oito equipes. Dentre as escolas estaduais que tiveram alunos com participação destacada estão as escolas Dom Otávio Barbosa Aguiar e Rubens Canuto, ambas do Benedito Bentes.
O Dom Otávio Barbosa Aguiar teve dois ouros na modalidade infantil (12 a 14 anos), um ouro e uma prata na modalidade cadete (15 a 17 anos) e um ouro uma prata no Junior. No feminino, destaque para Ana Gabriela, Emyle Milena, Flávia Cavalcante e Gabriela Silva, todas da Dom Otávio. Já Samyris Vasconcelos, da Rubens Canuto, sagrou-se bicampeã alagoana.
“Alunos destas duas escolas integram a equipe Anjos da Luta Wrestling Team, projeto esportivo de alto rendimento que visa detectar talentos da modalidade, uma iniciativa pioneira na parte Alta de Maceió. A equipe conquistou o segundo lugar geral dentre as oito do evento”, explica o professor e técnico Roberto Amorim.
Já a Escola Estadual de Ensino Integral Geraldo Melo, localizada no Conjunto Graciliano Ramos, foi ouro na categoria masculina infantil do Alagoano de Handebol, superando por 22×16 a forte equipe do Complexo Agostiniano de Palmeira dos Índios – campeã da última edição dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) e quarto lugar nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) em Curitiba.
O professor Bruno Pessoa de Farias, treinador da equipe, conta que, esse ano, a equipe, que tem alunos dos 8º e 9º anos do Fundamental e 1ª série do Médio Integral venceu as copas Nikael e Caetés de Handebol e foi segundo lugar na Copa Dinâmico. “Neste Alagoano, tivemos ainda o melhor goleiro e o melhor meia esquerda da competição, os estudantes Erisvaldo Barbosa e Michael Silva”, comemora.
Bruno aponta as vantagens trazidas pelo esporte na vida dos alunos. “O handebol e os títulos conquistados deram novas perspectivas aos nossos alunos, que estão mais focados nos estudos”, conta.