/4 países na Ásia aprovam leis proibindo conversões religiosas

4 países na Ásia aprovam leis proibindo conversões religiosas

Redação A Hora News

 

A Índia é um desses países com alguns estados que assinaram leis contra a conversão

 

Quatro países do sul e sudeste da Ásia possuem leis que proíbem seguidores das religiões majoritárias de se converterem ao cristianismo. Outros dois estão considerando implementar a mesma legislação que visa proibir os trabalhos dos missionários cristãos.

Índia, Nepal, Mianmar e Butão já seguem com vigor essa lei, o Sri Lanka e o Paquistão estudam aprovar uma lei de texto semelhante. A exceção é que no Paquistão, as minorias religiosas seriam protegidas, garantindo a liberdade de culto, mas não de conversão.

Nacionalistas hindus aprovam essas leis acusando cristãos e muçulmanos de forçarem a conversão de hindus de castas mais baixas. Eles ainda afirmam que essas leis servem para proteger a identidade cultural das comunidades tribais dos seus países.

A Alliance Defending Freedom (ADF), instituição internação pelos direitos humanos, tem um documento sobre as leis que regulam as conversões em todo o mundo e promete denunciar os casos aos órgãos internacionais por violar os direitos humanos de liberdade de consciência de religiosa.

“Nenhuma pessoa ou grupo deve viver com medo de ser morto, torturado ou oprimido por causa de suas crenças religiosas. A ascensão das leis anticonversão no mundo atesta a crescente crise da liberdade religiosa”, disse Balakrishnan Baskaran, consultor Jurídico da ADF.