/Chico Filho defende maior fiscalização na estrutura do Estádio Rei Pelé

Chico Filho defende maior fiscalização na estrutura do Estádio Rei Pelé

Presidente da Câmara sugeriu a criação de uma comissão de vereadores para fiscalizar tanto o estádio quanto verificar as condições dos parques esportivos da capital

por Dicom/CMM

Foto: Matheus Marinho

As condições estruturantes do Estádio Rei Pelé, em Maceió, continuam rendendo preocupações após um pedido da Procuradoria Geral do Estado em solicitar interdições de setores do ‘Trapichão’. Durante a sessão desta terça-feira (1°), o presidente Chico Filho sugeriu a criação de uma comissão de vereadores para realizar uma série de fiscalizações tanto no Rei Pelé quanto nos demais parques esportivos localizados na capital.

“A PGE elaborou uma manifestação oficial e apontou para preocupações com a estrutura de setores do Estádio Rei Pelé. No ano passado, fiscalizei diversas áreas do estádio e constatei uma série de falhas que poderiam impactar diretamente aos torcedores. O Rei Pelé é um patrimônio dos nossos times [CSA e CRB], e sugiro aqui a criação de comissão de vereadores para fiscalizar a estrutura do Trapichão e também as situações dos parques esportivos de nossa cidade”, destacou Chico Filho.

O presidente reforçou, ainda, que a culpa dessa situação que envolve o Rei Pelé é do Governo do Estado, que no ano passado, confirmou o investimento em mais de R$ 10 milhões destinados à reestruturação do Trapichão, mas até o momento, nada está concretizado.

Segundo Chico Filho, os frequentadores do Rei Pelé precisam de segurança para estar presentes nos jogos dos seus clubes do coração.

“Se a Defesa Civil Estadual e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia [CREA-AL], confirmarem que a estrutura do estádio fornece segurança, aí tudo bem. Inclusive, seria importante que tanto a Defesa Civil quanto o CREA-AL fossem convidados aqui na Câmara para abordagens sobre as condições atuais do Rei Pelé”, disse.

O debate sobre a estrutura do Trapichão foi levado ao plenário pelo vereador Charles Hebert. Ele reforçou que o estádio é importante para os clubes e torcedores, e que a arena esportiva ‘não está caindo aos pedaços’, e que sempre recebeu atenção especial da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj).

Charles também fez cobranças para que outras praças esportivas localizadas em Maceió tenham reforço na sua estrutura e projetos voltados às comunidades.

Além desta discussão, os vereadores debateram temas como o Dia do Profissional de Educação Física; a importância do Setembro Amarelo e de cuidados com a saúde mental; e também foi aprovado em primeira e segunda discussão o Projeto de Lei do vereador Galba Netto que altera o nome de uma avenida (em projeto), no bairro da Garça Torta, para Avenida deputado Alberto Sextafeira.

Sextafeira já exerceu mandatos em Maceió como vereador, vice-prefeito e prefeito. Também foi deputado estadual, e passou por secretarias estaduais e municipais. Sexta, como era conhecido, era engenheiro e professor. Em 10 de abril de 2021, aos 67 anos, faleceu em decorrência da Covid-19.