/Seduc participa do 1º encontro do GT de Tecnologia do Conselho Nacional de Secretários de Educação

Seduc participa do 1º encontro do GT de Tecnologia do Conselho Nacional de Secretários de Educação

Realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, encontro debateu os desafios e boas práticas nas redes públicas de ensino na área da tecnologia

por Ana Cecília Oliveira* / Ascom Seduc

Evento contou com representantes das redes públicas de todo o país – Foto: Cortesia

Para reafirmar seu compromisso com a inovação e a tecnologia enquanto ferramentas indispensáveis ao fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) marcou presença no primeiro encontro presencial do Grupo de Trabalho de Tecnologia do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que aconteceu nesta semana, em Foz do Iguaçu-PR, reunindo gestores e técnicos de várias regiões do país. O encontro tem como objetivo debater os desafios e boas práticas nas redes públicas de ensino na área da tecnologia.

A programação do evento contou com painéis em que todos tiveram a oportunidade de compartilhar diversas práticas desenvolvidas em todo o país, debatendo sobre estratégias para uma educação mais inclusiva. Os debates também focaram temas como infraestrutura tecnológica e gestão de tecnologias educacionais, oportunidade em que os especialistas trocaram experiências acerca de insights sobre o uso de softwares destinados à educação.

O primeiro encontro presencial das equipes é resultado do trabalho dos técnicos de cada estado, visto que todos já realizavam, frequentemente, encontros virtuais do GT. Superintendente de Inovação e Tecnologia da Seduc-AL, Washington Santos esteve em Foz do Iguaçu e destacou a importância do evento.

“Participar do GT de Tecnologia do Consed foi uma experiência incrível. Poder conhecer os casos de sucessos na área tecnológica de outras secretarias foi realmente inspirador. Afinal, isso permite que aprimoremos nossas práticas no campo de desenvolvimento de software e em outras áreas, como a cibersegurança, o monitoramento de qualidades computacionais, entre outras. É assim que conseguimos proporcionar cada vez mais recursos aos nossos professores e coordenadores”, avaliou o superintendente, acrescentando que Alagoas já desenvolve um importante trabalho visando à melhoria da conectividade nas escolas estaduais, ‘elevando cada vez mais o grau de maturidade dos dados relativos a alunos e servidores.