São cinco categorias e a premiação ocorrerá no próximo dia 11, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso
Premiação é uma iniciativa da Secretaria da Primeira Infância (Cria) e ocorrerá no próximo dia 11 de dezembro, às 9h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardos
por Fabiana Barros/ CRIA
O Comitê Alagoano do Prêmio Cria, instituído pela Portaria nº 08/2023, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 8 de novembro de 2023, analisou três das cinco categorias do Prêmio Cria e chegou aos selecionados. A premiação é uma iniciativa da Secretaria da Primeira Infância (Cria) e ocorrerá no próximo dia 11 de dezembro, às 9h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Ao todo, serão 45 premiações.
As categorias são as seguintes: Experiências Municipais Exitosas (analisada pelo Comitê Alagoano do Prêmio Cria); Excelência Municipal em Indicadores da Primeira Infância; Criança Destaque (Comitê Alagoano do Prêmio Cria); Personalidade Destaque (Comitê Alagoano do Prêmio Cria) e Creche Cria Destaque.
Na categoria Excelência Municipal em Indicadores da Primeira Infância foram selecionados os dez municípios com os melhores desempenhos dos indicadores relacionados à primeira infância, por ordem alfabética, são os seguintes: Chã Preta; Coruripe; Jacaré dos Homens; Jacuípe; Jequiá da Praia; Joaquim Gomes; Jundiá; Pindoba; Porto Calvo e Porto de Pedras.
Indicadores
A seleção foi em consonância com os dados e indicadores dos últimos 12 (doze) meses a contar da data de publicação do regulamento em avaliação de responsabilidade do Comitê Alagoano do Prêmio Cria. Os indicadores analisados foram baixo peso ao nascer, mortalidade materna, pré-natal com sete consultas ou mais, número de partos normais, cobertura de vacinação contra a poliomielite, mortalidade infantil e mortalidade na infância.
Na categoria Creche Cria Destaque foram selecionadas as cinco primeiras Creches Cria que mais participaram de encontros formativos realizados pela Secretaria da Primeira Infância. Por ordem alfabética dos municípios, o resultado é o seguinte: Batalha; Pão de Açúcar; Piranhas; Rio Largo e São Miguel dos Campos.
Na categoria Criança Destaque direcionada para crianças de até 6 anos de idade que residem em Alagoas a fim de reconhecer e celebrar as habilidades, realizações excepcionais e histórias de inspiração foram selecionadas as seguintes crianças, por ordem alfabética: Ailton Florêncio Santos (Piranhas); Ana Karollyny Silva Santos (Ouro Branco); Arthur Miguel Macena de Oliveira (União dos Palmares); Dhirlânia de Souza Soares (Piranhas); Lunna Valentina dos Santos Alves (Pilar); Maria Gabrielly Maciel Chagas (Palestina); Maria Suzana Gomes Tavares (Batalha); Miguel Gomes Rodrigues (Igreja Nova); Samuel Victor de Vasconcelos da Silva (São Miguel dos Campos) e Vitor Hugo Barros Pereira (Santana do Ipanema).
Outras categorias
A categoria Experiências Municipais Exitosas selecionou dez municípios alagoanos que contribuíram para políticas públicas voltadas à primeira infância, no âmbito de suas competências.
Por ordem alfabética, foram selecionados os seguintes municípios e suas respectivas ações: Batalha (Batalha Feliz); Flexeiras (Semana do Bebê Dourado); Monteirópolis (Tudo sobre mim na 1ª infância); Olivença (Gestão presente); Palestina (Palestina no colorido afro); Pão de Açúcar (Geração protagonista pão de açucarense); Piranhas (Distribuição de óculos); São Braz (Importância de brincar), São Sebastião (Toré mirim) e União dos Palmares (Crescer união pela 1ª infância).
A categoria apresentou possibilidade de três eixos de atuação: educação, saúde e assistência. Na área da educação foram os municípios de Monteirópolis, Palestina, Pão de Açúcar, São Brás e São Sebastião; saúde, Flexeiras; assistência, Batalha e Piranhas. Já envolvendo os três eixos simultaneamente, os municípios de Olivença e União dos Palmares.
prol das crianças, como: Bárbara Arraes (delegada da Polícia Civil há quase vinte anos, dos quais sete anos no enfrentamento à violência contra a criança); Eliane Estácio (professora concursada de Igreja Nova/AL há 25 anos. Atualmente, atua no Centro Municipal de Educação Infantil Prefeito José Augusto Sousa Santos); Francisco de Assis Barbosa de Albuquerque (atua em prol do desenvolvimento das crianças de Batalha e suas ações contribuem ao combate à evasão escolar, o desemparedamento, resgate e preservação da cultura local, a consciência ambiental); Gildomar Pereira (foi goleiro profissional e atuou em vários times do Nordeste. Após alguns anos, retornou ao município de Piranhas e iniciou a Escolinha de Futebol, nascendo assim a chamada Força Jovem para crianças e jovens da sua comunidade, principalmente as mais carentes) e Nelma Nunes (única representante da sociedade civil no Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil do Estado de Alagoas – Fetipat/AL, possui ampla e reconhecida atuação na defesa da infância e juventude alagoana, sobretudo dos mais vulnerabilizados).