Redação A Hora News
Legenda: Quem rejeitar a vacina disponível só será vacinado após a faixa etária de 18 anos | Foto: Pexels
Nesta segunda-feira (12), os prefeitos e secretários de Saúde dos municípios alagoanos decidiram que irão punir quem tentar escolher o fabricante da vacina contra a Covid-19 no posto de vacinação.
No entendimento das autoridades municipais, quem se recusar a tomar o imunizante disponível só poderá ser vacinado quando terminar a vacinação para as pessoas de 18 anos.
A informação foi dada pela Associação dos Municípios da Saúde (AMA) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) após a reunião realizada hoje.
“As pessoas que assinarem a recusa de tomar a vacina naquele momento serão encaminhadas para o final da fila, quando encerrar a vacinação para maiores de 18 anos. Não se justifica, porque todas as vacinas têm eficácia comprovada. Isso tem ocorrido nos municípios”, disse o presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley.
Chamados de “sommelier da vacina”, esses cidadãos são acusados de atrasarem o processo de imunização por agendar e não comparecer ao posto ou ir até lá e rejeitar a vacina disponível.
“Vacina salva, vacina não tem grife, vacina boa é a que está no braço”, disse o vice-presidente da AMA, preeito Fernando Sérgio Lira.