Redação A Hora News
Legenda: Ministro da Educação Milton Ribeiro está preocupado com os impactos que o cancelamento das aulas terá na vida dos alunos | Foto: SECOM Governo do Tocantins
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, fez um pronunciamento na rede nacional de rádio e TV na noite desta terça-feira (20), defendendo o retorno das aulas presenciais nas escolas.
“Quero conclamá-los ao retorno às aulas presenciais. O Brasil não pode continuar com as escolas fechadas, gerando impactos negativos neste e nas futuras gerações”, disse ele.
Ribeiro citou estudos internacionais que mostram as consequências negativas que o fechamento das escolas provoca nos alunos, como a perda de aprendizagem e até mesmo gera o abandono escolar.
“Vários países retornaram às aulas presenciais ainda em 2020, quando sequer havia previsão de vacinação. O uso de álcool-gel, a utilização de máscaras e o distanciamento social são medidas que o mundo está utilizando com sucesso”, declarou.
Não cabe ao governo federa decretar fechamento ou abertura das escolas, cada estado e município tem o direito de legislar sobre o assunto. Em Maceió, o prefeito JHC tem expectativas para retornar as aulas presenciais já no segundo semestre.
“Nós estamos desenvolvendo toda estratégia para voltarmos no próximo semestre. O secretário Elder [da Educação] já tinha conversado com coordenadores e com os diretores e vai estar anunciando, precisamente, depois de pactuado todas as estratégias, o calendário de volta às aulas”, informou JHC.