/Prefeito JHC anuncia que Maceió terá plano municipal de inovação

Prefeito JHC anuncia que Maceió terá plano municipal de inovação

Gestor presidiu primeira reunião ordinária de Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

por Secom Maceió

Prefeito JHC presidiu reunião Conselho Municipal de Ciência,Tecnologia e Inovação – Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió

O prefeito JHC presidiu, nesta quinta-feira (6), a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Ciência,Tecnologia e Inovação que ocorreu de forma híbrida e abriu os trabalhos de 2021. Durante o evento, foram apresentados os novos membros do Conselho, a minuta do edital para a execução de diagnóstico de inovação de Maceió, além da criação do Programa de Inovação Aberta.

O gestor falou sobre a importância do colegiado para ajudar a transformar a vida das pessoas. “Em parceria com instituições científicas e o setor produtivo, vamos estruturar um plano de inovação para a cidade. Nossa missão é fomentar o empreendedorismo e apontar ações para transformações digitais que mudem a vida das pessoas”, disse JHC.

Ele afirmou ainda que Maceió tem uma vocação natural para a inovação e falou em virada de chave, com ações que impactem de forma positiva e direta. “Eu costumo trazer no meu trabalho, sempre foi assim, como posso ser útil e em que eu estou mudando a vida das pessoas”.

O secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, que presidirá o Conselho, informou que foi convidado pelo prefeito nessa missão de auxiliar na transformação digital de Maceió e no desenvolvimento inovador.

“Temos grande capacidade empreendedora para transformar esse ambiente e nossa cidade de forma conjunta e compartilhada. Quando a gente fala de transformação para a cidade, tem que ser uma atividade coletiva. Essa é a cara do nosso prefeito, a cara da mudança, da inovação, da tecnologia”, afirmou.

O senador Rodrigo Cunha, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, participou da reunião e destacou o protagonismo de JHC em relação à inovação. O parlamentar citou como exemplo o Marco Legal das Startups e do empreendedorismo inovador (Projeto de Lei Complementar 146/2019). A matéria é de autoria de JHC, quando era deputado federal, e foi aprovada pelo Senado nesta quinta.

“Quando perguntam o que JHC faz de diferente, ele está ouvindo as pessoas sobre um assunto que gera desenvolvimento. Deixou como legado uma mudança para esse País, que é o Marco Legal das Startups. Nós temos na Capital um prefeito que é antenado com o momento que estamos vivendo: social, jurídico e técnico”, destacou o senador.

Composto por 18 membros titulares e 18 suplentes, O Conselho conta com representantes da gestão municipal; Semge; Semec; Arser; Câmara dos Vereadores; Associação Comercial; Procuradoria Geral do Município; Fecomércio; FIEA; Sebrae; Assespro; Ufal; Ifal; Unit; Cesmac; UMJ, OAB e Fapeal.