Por meio da construção e reforma de casas populares, Secretaria de Infraestrutura visa a diminuição do déficit habitacional
por Ascom Seinfra
Governo de Alagoas amplia investimentos em política habitacional – Foto: Márcio Ferreira/Arquivo
O Governo de Alagoas tem feito grandes esforços para entregar moradia digna a quem precisa. Com o objetivo de diminuir o déficit habitacional no Estado, várias casas populares estão sendo construídas ou reformadas para levar bem-estar e segurança ao cidadão. Essa ação é realizada por meio dos programas habitacionais da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).
Para o desenvolvimento dessas ações habitacionais, o Governo de Alagoas promoveu programas para conclusão e construção de unidades habitacionais, e para melhorias em moradias inadequadas, tanto nas Grotas de Maceió como mais recentemente no interior. São promovidas ações de conclusão para as habitações que começaram a ser construídas através dos programas federais Operações Coletivas e Sub-50, mas que por dificuldade do repasse de recursos, paralização de obras e invasões, nunca foram concluídas. Já o programa para a construção de novas moradias, é priorizado as famílias em situação de vulnerabilidade, que moram em casas precárias, muitas vezes de taipa e sem infraestrutura básica. Em muitos casos, essas famílias são vítimas de desastres naturais.
Os Programas Habitacionais ofertados para todo o estado são executados pela Seinfra ou através da assinatura de convênios entre estado e município. Atualmente, essa série de obras está sendo conduzida com recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) e também do Tesouro Estadual.
Para a Superintendente de Habitação, Lorena Coimbra, o estado tem se destacado nesse âmbito. “Mesmo num momento em que vemos a diminuição de recursos voltados para políticas habitacionais, o Governo de Alagoas, sabendo da situação e da necessidade, vem investindo cada vez mais em projetos de moradias, tanto com a construção ou conclusão de novas casas e projetos de melhorias habitacionais, como com a universalização da água e do esgoto”.
Vida Nova nas Grotas
O Vida Nova nas Grotas, já bastante conhecido pela população da capital alagoana, é um desses projetos. O programa é desenvolvido pelo Estado em parceria com a Organização das Nações Unidas para assentamentos urbanos (ONU-Habitat).
Cerca de 342 casasjá foram entregues ou estão em processo de reforma nas Grotas da Macaxeira, Piabas e Aterro, numa iniciativa premiada internacionalmente e que proporciona mudanças com um papel essencial na vida da população residente em Grotas.
No último mês de fevereiro, foi dada a ordem de serviço para a reforma em mais 675 casas nas Grotas do Rafael, Alto de Ipioca e Antares e mais recentemente 125 unidades na Grota do Grutão.
A Seinfra participa do projeto implementando ações de melhorias em habitações de situação precária nas Grotas de Maceió e, atualmente, são 4.160 casasem processo de licitação para obras em mais dez grotas.
A iniciativa visa a melhorias das moradiassegundo critérios de inadequação definidos pelo IBGE e de insalubridade identificados pelos técnicos da Seinfra, com a perspectiva de atender a todas as Grotas de Maceió. “Cerca de 300 mil pessoas moram nas Grotas de Maceió. Esse projeto veio para mudar a realidade dessa parcela da população. Infelizmente, com a pandemia tivemos que paralisar as obras e as visitas das nossas equipes. Mas estamos retomando aos poucos e muito em breve vamos entregar novas casas reformadas.” Destacou o Secretário de Infraestrutura, Maurício Quintella.
Avanço no interior
No Programa Habitacional de novas moradias, já com infraestrutura básica, serão entregues 620 unidades habitacionais nos municípios de Paulo Jacinto, Chã Preta e Murici.
Além da ação de novas moradias, o Estado prevê a construção do sistema de esgotamento sanitário em Paulo Jacinto, no Loteamento Francisco de Assis Barbosa, e a ampliação dos sistemas de Viçosa, nos Conjuntos Habitacionais Santa Ana e Santo Antônio e em Ibateguara, no Residencial Ibateguara. Atendendo assim mais de 700 famílias.
Já em processo de conclusão deUnidades Habitacionais,dotados de toda infraestrutura, são1.461 casas em 21 municípios de Alagoas. São eles: Delmiro Gouveia, Feliz Deserto, Piaçabuçu, Viçosa, Maragogi, Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema, Olho D’Água do Casado, Pariconha, Pindoba, São Sebastião, Belo Monte, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Olho d’Água das Flores, Palestina e Matriz de Camaragibe, Paulo Jacinto, Junqueiro, Craíbas, Monteirópolis e Ibateguara.
No município de Olho d’Água das Flores, escolhido como piloto para o programa de Melhoria das Unidades Habitacionais no Interior, recebe obras em 200 moradias. “Nosso objetivo é realizar essas reformas nos mesmos moldes do Vida Nova nas Grotas. Queremos levar o sucesso que esse programa representa em Maceió para as cidades do interior.” Afirmou o Secretário Maurício Quintella.