/Vaticano proíbe bênção a casamento gay: “Deus não pode abençoar o pecado”

Vaticano proíbe bênção a casamento gay: “Deus não pode abençoar o pecado”

Redação A Hora News

Legenda: Declaração pede também para que homossexuais não sejam discriminados nas igrejas | Foto: Pixabay

 

Nesta segunda-feira (15), o departamento do Vaticano responsável pela doutrina oficial, a Congregação para a Doutrina da Fé, decidiu que não é lícito que a Igreja Católica abençoe a união entre pessoas do mesmo sexo.

O documento publicado em resposta a algumas paróquias que questionavam a Santa Sé sobre a possibilidade de conceder tais bênçãos como gesto de acolhimento aos católicos gays.

Mas a resposta dada, com aval do Papa Francisco, diz que “Deus não pode abençoar o pecado”.

“Não é lícito dar bênção a relacionamentos, até mesmo aos estáveis, que envolvam atividade sexual fora do casamento (ou seja, fora da união indissolúvel de um homem e uma mulher, aberto à transmissão da vida), como é o caso das uniões entre pessoas do mesmo sexo”, diz trecho da resposta.

O Vaticano também cita que os homossexuais devem ser tratados com dignidade e respeito, mas que pelo ensino católico o “o casamento entre um homem e uma mulher é parte do plano de Deus e tem como objetivo a criação de uma nova vida”.

Sendo assim, “como as uniões entre pessoas do mesmo sexo não têm a intenção de fazer parte desse plano”, logo, não podem ser abençoadas.

A resposta diz também: “Deus não abençoa e não pode abençoar o pecado: Ele abençoa o homem pecador, para que ele reconheça que faz parte de seu plano de amor e se permita ser mudado por ele”.