Pacientes têm tratamento humanizado em leitos exclusivos para cuidados com a Covid-19
por Ascom Sesau
“Alagoas é meu segundo amor, porque fui recebida por uma equipe de anjos”, diz Francisca Celane Pereira – Foto: Catarina Magalhães
A solidariedade alagoana e o cuidado humanizado ofertado nos Hospitais da Mulher (HM) e Metropolitano de Alagoas (HMA) são alguns dos fatores que contribuem para a recuperação dos pacientes vindos de Manaus, no Amazonas, para tratar a Covid-19 em Alagoas. Até esta quarta-feira (3), oito dos 14 pacientes que chegaram a Maceió em 21 janeiro, devido ao colapso na rede pública de saúde manauara, já receberam alta médica e retornaram para o seu estado de origem.
O HMA recebeu oito pacientes. Desses, Thifanny Daniel; Anderson José; Francisca Celane Pereira Souza; e Nilvana Cavalcante se recuperaram da doença. Estão em tratamento mais dois pacientes, sendo um deles na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e outro em leito clínico. O HMA registrou, ainda, dois óbitos, de um homem de 36 anos e de uma mulher de 46 anos.
No HM, seis pacientes de Manaus deram entrada para tratamento da Covid-19. Dois deles, Israel Gato Serrão e Etiene Silva Oliveira, tiveram alta e retornaram à capital do Amazonas. Quatro manauaras seguem internados nos leitos clínicos e de UTI exclusivos para cuidados com a doença.
Segundo a gerência do Hospital da Mulher Drª Nise da Silveira, mais duas altas médicas de pacientes de Manaus estão previstas para esta semana.
A infectologista e gerente médica do Hospital da Mulher, Sarah Dominique Dellabianca, afirma que os pacientes vindos de Manaus continuam recebendo toda a atenção e cuidado das equipes, com tratamento humanizado. Para o diretor-médico do Hospital Metropolitano, Marcus Vinícius, as altas dos pacientes demonstram o quanto os profissionais de saúde continuam engajados em salvar vidas.