/Jó Pereira divulga evento que discute possibilidades abertas pela legislação do Jovem Aprendiz

Jó Pereira divulga evento que discute possibilidades abertas pela legislação do Jovem Aprendiz

por Ascom ALE com assessoria

Nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, a partir das 10h, um evento on-line (transmitido ao vivo no canal youtube.com/SenacAlagoasOficial) irá discutir os benefícios fiscais concedidos a partir da Lei Estadual 8.269/2020, que integra o conjunto da nova legislação do Jovem Aprendiz, de autoria da deputada estadual Jó Pereira, em vigor desde o ano passado.

A parlamentar usou suas redes sociais nesta terça-feira (2) para divulgar o debate, realizado pela Justiça do Trabalho, Senac, Senai, Sest, Senat, Faeal e Senar, e convidar os interessados a conhecerem mais a respeito da legislação que já está abrindo portas no mercado de trabalho para os jovens alagoanos.

Durante o evento, serão apresentados aos empregadores detalhes acerca da Lei 8.269 (pela qual a isenção fiscal concedida pelo Governo do Estado, por meio do Prodesin, só será autorizada mediante o cumprimento da Cota de Aprendizagem determinada em lei federal); e os debatedores irão explicar ainda, entre outras coisas, os caminhos para os pais interessados em colocar seus filhos no mercado de trabalho, como jovens aprendizes.

Um dos debatedores, o auditor do Ministério da Economia e responsável pela fiscalização da Cota do Jovem Aprendiz em Alagoas, Leandro Carvalho, avalia que a nova legislação tem a potencialidade de quadriplicar o número de vagas destinadas a jovens aprendizes, das atuais 3.526 para cerca de 14 mil.

“Fico feliz em ver Alagoas colhendo os frutos de uma legislação que entrou em vigor no ano passado e já torna possível a obtenção de resultados positivos tanto para o empresariado, quanto para os jovens”, comemorou Jó Pereira, também por meio de suas redes sociais.

Além de Leandro Carvalho, participam do debate Marcelo Vieira (presidente do TRT-AL); Alonso Filho (juiz do TRT-AL); Sandro Diniz (Senac); Pedro Oliveira (Senai); Daniele Morais (Sest-Senat) e Graziela Freitas (Senar).

Sobre a legislação

A nova legislação do Jovem Aprendiz é um conjunto de três leis que incentivam contratações desses jovens, fortalecendo as possibilidades de oferta do primeiro emprego. As leis são as seguintes: Lei 8.269/2020, estabelecendo que só serão concedidos benefícios fiscais, dentro do Prodesin, para empresas que cumpram a Cota de Aprendizagem estabelecida em legislação federal; Lei 8.280/2020, que autoriza o Estado a instituir o Programa Jovem Aprendiz de Alagoas e, entre outros pontos, permite que a administração pública empregue e matricule (em cursos de formação técnico-profissional) um número de aprendizes equivalente a no mínimo 2% e, no máximo, 5% dos servidores públicos estaduais efetivos, em atividade; e a Lei 8287/2020, que determina a obrigatoriedade do cumprimento da Cota de Aprendizagem como pré-requisito para que empresas participem de processos licitatórios realizados pelo governo.

Para participar do evento on-line e gratuito é preciso se inscrever no youtube.com/SenacAlagoasOficial.