Redação A Hora News
Legenda: Ataque aconteceu após foguetes serem lançados contra bases americanas | Foto: Pexels (meramente ilustrativa)
O governo dos EUA autorizou um bombardeio contra alvos iranianos na Síria nesta quinta-feira (25), reacendendo a tensão entre os três países.
O ataca aconteceu logo após o lançamento de foguetes contra forças americanas nas últimas duas semanas.
Segundo informações oficiais dos EUA, os alvos foram dois grupos de milícias apoiadas pelo Irã com base na Síria.
Essa foi a primeira ação militar após Joe Biden assumir a presidência. O local atacado estaria ligado aos ataques de foguetes.
“Especificamente, os ataques destruíram várias instalações localizadas em um ponto de controle de fronteira usado por vários grupos militantes apoiados pelo Irã, incluindo Kait’ib Hezbollah e Kait’ib Sayyid al Shuhada”, afirmou o porta-voz do Pentágono, John Kirby.
“A operação envia uma mensagem inequívoca; o presidente Biden agirá para proteger o pessoal da coalizão americana. Ao mesmo tempo, agimos de maneira deliberada com o objetivo de diminuir a situação geral tanto no leste da Síria quanto no Iraque”, completou.
Em resposta ao ocorrido, a Síria declarou: “A Síria condena, nos termos mais veementes, a agressão dos Estados Unidos contra sua soberania, que vai contra as leis internacionais e a Carta da ONU, […] e alerta que essa agressão terá consequências”.
A nota foi emitida pelo Ministério das Relações Exteriores através da agência oficial síria Sana.