Secretaria de Estado da Comunicação disponibiliza um número de WhatsApp para que alagoanos enviem conteúdos que circulam nas redes sociais para serem verificados
por Agência Alagoas
Fake ou verdade: Canal do Governo recebe conteúdo enviado pela população para checagem de fatos – Ilustração: Agência Alagoas
Seja aquele conteúdo duvidoso divulgado por uma fonte não oficial, um vídeo ou áudio disseminado no WhatsApp ou imagem com informações sobre a Covid-19 compartilhada nas redes sociais. Em qualquer um desses casos, o cidadão alagoano pode entrar em contato por meio do WhatsApp (82) 98161-5890 e uma equipe de jornalistas verificará se a informação é verdadeira ou não.
Clique aqui para enviar agora.
O Alagoas sem Fake é um projeto da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e tem o objetivo de checar as informações disseminadas por aplicativos de mensagem e compartilhadas nas redes sociais sobre a Covid-19, combatendo a desinformação no estado.
Desde março do ano passado, o Governo de Alagoas, por meio do portal de notícias oficial do Estado, a Agência Alagoas (agencialagoas.al.gov.br), verificou e desmentiu dezenas de mensagens falsas sobre o novo coronavírus que circulavam nas redes sociais.
Com base em fontes oficiais, dados públicos e especialistas no tema, a editoria Alagoas Sem Fake checa a veracidade de informações de grande circulação. A metodologia do projeto segue o padrão adotado pela International Fact-Checking Network – organização que abrange agências e sites que trabalham na verificação de notícias em todo o mundo. O projeto da Secom acontece em parceria com a Agência Tatu, startup local de Jornalismo de Dados.