/Especialista ensina o que fazer para economizar nesse fim de ano

Especialista ensina o que fazer para economizar nesse fim de ano

Redação A Hora News
Legenda: Dicas são para quem se preocupa com gastos e como fazer economia nos próximos meses | Foto: Pexels
Num fim de ano diferente, mas em que ainda é comum uma alta de consumo de presentes e itens para ceia de Natal ou réveillon, é importante ter cautela para organizar bem os gastos.
“A primeira dica é fazer um bom planejamento financeiro, levando em consideração todas as pessoas que você gostaria de presentear e também quais outros itens você planeja comprar, como itens de decoração e até alimentos específicos para essa data festiva. Esse passo é muito importante para decidir um teto de gastos realista para suas compras e economizar no Natal”, explica Roberto Galvão, sócio diretor do Grupo Quality, de contabilidade e Gestão, com sede no Rio de Janeiro.
Se a sua intenção for presentear amigos e familiares, a organização para isso também é importante.  “Avalie quem você irá presentear e quanto gastará com cada presente. Com base no planejamento e na lista de pessoas que você gostaria de presentear, estipule quanto você planeja gastar com cada uma delas. Você pode começar avaliando as que são mais especiais para você ou aquelas que você quer dar um presente mais caro. Com base nisso, ficará fácil verificar, a partir do planejamento, qual o valor disponível para presentear cada pessoa”, explica Roberto Galvão.   E complementa: “por último, e não somente no Natal, tente pagar as compras à vista. Isso pode te ajudar a ganhar descontos e também não terá parcelas pendentes para os próximos meses, podendo começar o ano com o pé direito”.
Para quem se preocupa com gastos e como fazer economia nos próximos meses, o especialista destaca que é  importante ter uma visão de futuro. “Na virada dos anos, normalmente, muitas pessoas possuem gastos extras, como IPVA, IPTU, matrículas em escolas, etc. Por isso, caso tenha esquecido, leve esses gastos em consideração no item anterior e faça seu planejamento já com esses valores previstos”, alerta Roberto Galvão.
Roberto Galvão apresenta 4 dicas importantes para ter atenção nesse fim de ano: 
  • “Não gaste dinheiro com sites que não disponibilizam telefone, endereço e CNPJ, visto que essa compra pode ser não ser segura. Por isso, lembre-se que nem sempre a opção mais barata é a melhor”
  • “Evite gastos relacionados a produtos específicos para o Natal, como artefatos de decoração. Por conta do aumento da demanda, os preços tendem a ficar elevados e a sair bem mais caro que em outras épocas do ano. Por isso, se planeje com antecedência!”
  • “Porém, caso precise comprar, avalie bem a qualidade e a segurança do produto. Na época do Natal muitos gastos extras com energia elétrica, por exemplo, acabam existindo pela falta de controle dos enfeites e artigos luminosos, assim como por optarem por itens mais baratos, mas que consomem muito mais energia. Para muitas famílias, esse é um gasto a mais que acaba passando despercebido, mas que faz bastante diferença no final do mês!”
  • “Por último, evite comprar alimentos que você não conhece a procedência. Por conta da alta demanda, produtos típicos dessa data festiva são produzidos em grandes quantidades e, infelizmente, acaba-se tendo uma queda na qualidade e na procedência, como higiene e refrigeração. Por conta disso, verifique sempre a origem dos alimentos que você deseja comprar para evitar gastar dinheiro com itens estragados.”