Redação A Hora News
Legenda: Um estudo será realizado com 6 mil crianças para poder entender melhor como a síndrome se desenvolve | Foto: Lisa Fotios no Pexels
Manchas no corpo, olhos vermelhos, barriga inchada, pés e mãos descamando e febre intermitente são alguns sintomas de uma síndrome rara que está acometendo crianças com Covid-19, com casos já registrados no Brasil.
Chamada de Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica (SMIP), a doença tem acometido um pequeno número de crianças que foram infectadas pelo novo coronavírus e muitos casos são gravíssimos, levando os pequenos para a UTI.
O problema está associada a uma resposta tardia ao Sars-coV-2 e até o momento já tem 200 casos registrados em todo o mundo, segundo a OMS.
“A síndrome não ocorre na fase aguda da covid-19. Em geral, aparece depois e pode ocorrer mesmo em crianças que apresentaram um quadro brando da doença”, explicou a pediatra Tania Petraglia presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj) em entrevista à CNN.
As manifestações raras da doença em crianças não foram observadas primeiramente na China, epicentro da pandemia, em abril novos casos foram registrados no Reino Unido, até que em maio a Sociedade Brasileira de Pediatria emitiu nota de alerta sobre a síndrome e seus riscos.
Até o momento, os especialistas não sabem por que a síndrome só ocorre em crianças, nem por que acomete algumas e poupa outras. Para responder essas e outras perguntas, um grande estudo do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA está sendo realizado com 6 mil crianças que serão acompanhadas.