por João de Oliveira Filho / Ascom Semed
(Escola Promove Mostra de Folclore e Cultura Alagoana – Foto: Ascom Semed)
Ir além do ensino convencional. Esse é o lema da Escola Municipal Zilka de Oliveira Graça, localizada no Conjunto João Sampaio, no Petrópolis. Nessa quinta-feira (30), a unidade de ensino promoveu a I Mostra de Folclore e Cultura Alagoana, a Expozilka.
A mostra trouxe para dentro da escola arte e cultura, com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc). Segundo a diretora da escola, Angélica Tenório Albuquerque, a exposição tem como objetivo colocar em prática conteúdos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “Os trabalhos são elaborados dentro da escola e os educadores atuam como orientadores das produções culturais”, destacou.
Os alunos da Educação Infantil também fizeram bonito, com a demostração de ritmos e instrumentos musicais produzidos por eles.
A coordenadora pedagógica, Sandra Mônica Paes Guimarães, ressaltou a importância dos alunos conhecerem a rica cultura alagoana e os encantos do folclore brasileiro. “No mês de agosto se comemora o nosso folclore. Com o expozilka, estamos apresentando o resultado desse trabalho e fomentando a cultura em nossa escola”, disse.
Sandra também frisou o envolvimento dos professores e da comunidade na realização da exposição. “A decoração foi com material reciclado e envolveu toda a comunidade escolar. Nosso projeto valoriza a aproximação e integração da escola, todos pela melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos”, acrescentou.
Ainda durante a mostra, a aluna Maísa Vieira de 7 anos se apresentou como a sereia Iara, figura do folclore brasileiro.