Projeto de Limoeiro de Anadia vai representar Alagoas na etapa nacional da conferência, em Brasília, no mês de junho
por Luana Santana e Tais Albino – Agência Alagoas
(Durante a Conferência Ambiental, estudantes apresentaram projetos de uso sustentável da água(Fotos de Valdir Rocha e José Demétrio)
Encontrar soluções sustentáveis para o uso da água em suas comunidades. Esse foi o desafio que estudantes do ensino fundamental II encararam para a V Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.
A Conferência Estadual começou na quinta-feira (3), com apresentações culturais e palestras com temáticas ambientais. Nesta sexta-feira (4), os alunos votaram em um único projeto de ação e uma delegação com 15 delegados para levar o trabalho para V Conferência Nacional pelo Meio Ambiente, em Brasília.
A secretária Laura Souza destacou a importância da adesão estudantil a esta causa. “É muito significativo que os estudantes tenham comprado essa ideia. Ter conhecimento do envolvimento das unidades é um retorno positivo para a educação”, frisou.
A etapa nacional acontece em junho, com as delegações estaduais e seus respectivos projetos concorrendo com trabalhos de todo o país. Serão, aproximadamente, 460 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos.
Soluções sustentáveis
Um dos projetos que chamou atenção é o da Escola Estadual Jasson Souto, em Jacaré dos Homens, no Sertão alagoano. E foi da característica semiárida do local que veio a ideia de aproveitar a água da chuva para suprir a necessidade da comunidade escolar.
O projeto foi idealizado pelos alunos Marcos José da Silva e Alessandra Santos, do 9° ano, orientados pelo professor de Biologia, Marcos Silva.
“Nossa escola consome 8 mil litros de água e temos condições de reaproveitar. Então, essa água poderia ir para lugares que realmente precisam, onde pessoas pagam por água que não é encanada”, explicou Alessandra.
O reaproveitamento funciona com sistemas de calhas. A água é direcionada para uma bomba manual que a redireciona para bebedouros, irrigação da horta e outras necessidades. De acordo com o professor Marcos, a ideia é implantar o projeto na unidade, independe da conferência.
Projeto vencedor
A delegada do projeto vencedor veio do município de Limoeiro de Anadia, da Escola Municipal de Educação Básica Nossa Senhora da Conceição. Com o projeto intitulado ‘Renavida – Recuperação de Nascentes de Água e Vida em Limoeiro de Anadia’, a estudante Maria Yolanda Lopes conquistou o primeiro lugar entre os quinze projetos eleitos.
A estudante de apenas 13 anos de idade explica que o projeto consiste em recuperar e fortalecer as nascentes do município de Limoeiro de Anadia que, de acordo com ela estão degradadas.
“É uma sensação inexplicável ter sido eleita com o primeiro lugar. É maravilhoso, principalmente por saber que vou não só representar a nossa escola como, também, o nosso meio ambiente”, disse a estudante, bastante orgulhosa.
Yolanda também deu um recado em relação à preservação ambiental. “A gente deve cuidar do nosso planeta; é só querer que a gente consegue. O mundo está em nossas mãos”, finalizou.