/Noventa e seis escolas elegem seus diretores-gerais e adjuntos

Noventa e seis escolas elegem seus diretores-gerais e adjuntos

Pleito acontece até sexta-feira (27) e gestores serão eleitos para o biênio 2018-2020

por Ana Paula Lins – Agência Alagoas

(Pamela Quitéria, da Rosalvo Lobo, diz que alunos tem muito a contribuir – Fotos: Valdir Rocha)

Noventa e seis escolas estaduais participam, até sexta-feira (27), da segunda etapa do processo eleitoral para a escolha de diretores-gerais e adjuntos para o biênio 2018-2020. Nesta segunda-feira (23), o pleito teve início pelas unidades de ensino da capital (1ª e 13ª Gerências Regionais) e do Baixo São Francisco (9ª Gere, Penedo e municípios vizinhos).

Na Escola Estadual Rosalvo Lobo, no bairro da Jatiúca, a votação acontece nos três turnos. Segundo Aparecida Barros, presidente da Comissão Eleitoral, 997 votantes – entre alunos, pais, professores e funcionários – devem comparecer ao pleito até o horário de 20h.

Aluna da 2ª série do ensino médio, Pamela Quitéria de Oliveira foi uma das votantes. “Acho importante os alunos terem essa oportunidade de votar, pois temos muito a contribuir com a escola”, afirma.

Espedita Amorim foi outra que fez questão de votar. Com duas gerações de familiares alunos da escola, ela fala da importância do momento democrático. “Minha filha estudou aqui no passado e hoje meus dois netos e sobrinhos são alunos. Gosto demais desta escola e acho essencial que as famílias participem ativamente deste processo”, declara.

Exercício da democracia

Na Escola Estadual Moreira e Silva, no Cepa, bairro do Farol, quase duas mil pessoas votam no pleito eleitoral que ocorre nos três horários.

José Wagner Oliveira leciona Língua Portuguesa na instituição e votou logo no período matutino. “A Gestão Democrática nos permite buscar o melhor para a nossa escola e escolhermos nossos representantes” diz o educador.

Cursando a 2ª série do ensino médio, Myrian Giovana Viana diz que o pleito proporciona aos estudantes um primeiro contato com a democracia. “Termos esta experiência na escola é enriquecedor, pois aprendemos a nos posicionar. Além disso, temos a chance de escolher nosso gestor ou gestora entre os nossos professores”, afirma.

Resultado

Segundo a superintendente de Rede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Maridalva Campos, as apurações e resultados ocorrem no mesmo dia de votação.

“Caso a escola vote apenas em dois turnos, a apuração começa às 17h, enquanto nas unidades onde haverá três turnos a apuração tem início após 20h”, informa.

Maridalva conta ainda que cada Gerência Regional terá um calendário específico para empossar seus gestores.

Cronograma

O processo eleitoral prossegue até a próxima sexta-feira (27). Confira abaixo o

Cronograma:

24/04 – Escolas estaduais da Região Norte (10ª Gere), Vale do Paraíba (4ª Gere), Vale do Mundaú (7ª), Região Metropolitana (12ª Gere) e região de Palmeira dos Índios (3ª Gere);

25/04 – Escolas estaduais do Sertão (6ª e 11ª Geres);

26/04 – Escolas estaduais do Agreste (região de Arapiraca, 5ª Gere), Litoral Sul (São Miguel dos Campos, 2ª Gere) e Bacia Leiteira (Pão de Açúcar 8ª Geres);

27/04 – Escolas que não puderam realizar eleição no cronograma de sua Gere.