/Ronda no Bairro executa patrulhamento de proximidade durante exercício na orla

Ronda no Bairro executa patrulhamento de proximidade durante exercício na orla

Casos de pessoas em situação de rua foram encaminhados e parcerias para a realização de eventos culturais foram firmadas

por Ana Daniella Leite – Agência Alagoas

(Das 8h às 12h, 66 patrulheiros de proximidade garantiram a ordem nos locais ocupados – Fotos: Adaílsdon Calheiros)

O segundo exercício operacional simulado realizado pelo Programa Ronda no Bairro, na orla marítima de Maceió, na manhã desta sexta-feira (2), chamou a atenção de moradores, comerciantes e turistas.

Militares da reserva da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) e do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), além dos reservistas egressos do Exército Brasileiro (EB) e da Força Área Brasileira (FAB) executaram, com sucesso, o planejamento previsto para o patrulhamento de proximidade do perímetro.

“Esse tipo de operação permite que a tropa se familiarize com o terreno, exercite o diálogo com as pessoas e integre ainda mais as ações entre as equipes operacionais e sociais do programa”, enfatizou o coordenador-geral do Ronda, coronel RR Maxwell Santos.

Vinte e duas patrulhas foram distribuídas nas áreas comerciais dos bairros de Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica. Das 8h às 12h, 66 patrulheiros de proximidade garantiram ainda mais a ordem nos locais ocupados.

A equipe de Articulação e Abordagem Social e os Anjos da Paz, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), realizaram buscas ativas no perímetro, identificaram e encaminharam alguns casos de pessoas em situação de rua para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

As apresentações da Banda do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) e do grupo de capoeira Raça receberam a aprovação das pessoas que foram atraídas à Praça do Skate pela programação.

Reuniões com a Associação Comunitária dos Moradores do Stella Maris (Astema) e com o vice-reitor do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) foram extremamente positivas. A partir de abril, graças à parceria firmada nesta manhã entre o Ronda no Bairro e a instituição de ensino, a Praça do Skate e o Corredor Vera Arruda receberão atividades culturais com o apoio da instituição de ensino.

Encontros com as demais lideranças comunitárias e religiosas, representantes do comércio local e da comunidade escolar já estão sendo realizadaspara apresentar em detalhes o funcionamento do Ronda no Bairro.

Os exercícios simulados e as visitas sociais serão intensificados até o lançamento oficial do programa nessas áreas comerciais.

Efetivo integrado

Na quinta-feira (1º), todo o efetivo voluntário selecionado para atuar no segundo perímetro de execução do programa se apresentou à coordenação do Ronda, no Palácio República dos Palmares. Na ocasião, o novo perímetro foi apresentado à tropa.

O programa

O Ronda no Bairro é mais uma ação integrada na prevenção e no combate à violência em Alagoas. Essa nova forma de fazer segurança pública aproxima os agentes do Estado dos cidadãos e facilita que identifiquem as necessidades de cada território de atividade.

Inciiativa do Governo de Alagoas, o programa está sob a alçada das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP), de Prevenção à Violência (Seprev), da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

A área comercial do bairro do Jacintinho, em Maceió, foi o marco inicial do programa, que atende aos seguintes eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

A tropa é dividida em trios de patrulhamento, que podem ser compostos por militares da reserva, da ativa e reservistas egressos das Forças Armadas Brasileira, em dois turnos de serviço, nas seguintes modalidades: a pé, de moto e de bicicleta.