Economia gerada com os incentivos fiscais do Governo garantiu à Krona investir na expansão da empresa
por Thiago Tarelli – Agência Alagoas
(Em dois anos, Krona gerou 139 novos postos de trabalho e conta com cerca de 400 colaboradores em Alagoas – Fotos: Kaio Fragoso)
Os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), às empresas instaladas em Alagoas vêm gerando bons frutos para a economia local.
Um exemplo disso é o crescimento da empresa Krona Tubos e Conexões, instalada no Polo Industrial de Marechal Deodoro, região metropolitana de Maceió. Incentivada pelo Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin), o empreendimento dobrou sua capacidade de produção e gerou 139 novos postos de trabalho nos últimos dois anos.
Kaio Fragoso
Ao fim de 2014, a área construída da empresa era de 26 mil m² e, ao fim de 2016, a expansão fez com que este número chegasse a quase 34 mil m², elevando a produção da empresa no polo Alagoas.
Em 2014, a Krona produzia cerca de 22 mil toneladas de conexões e, ao fim deste ano, a previsão é de que a produção chegue próximo da marca de 40 mil toneladas. Essa mesma proporção também é verificada na produção de tubos e corrugados.
O superintendente industrial da Krona no Brasil, Edson Fritsch, conta que a economia gerada por meio dos incentivos fiscais também garantiu novos investimentos em maquinários, necessários para expansão da produção.
Kaio Fragoso
“Hoje em dia, se você não tem o melhor maquinário, não consegue competir no mercado. A Sedetur tem nos dado um apoio muito interessante, fazendo algo que era um sonho se tornar realidade. A concessão de incentivos é essencial para a geração de novos empregos e até no crescimento, uma vez que nós temos trazido novos produtos pra cá, novos processos e temos estudos para ter ainda mais demandas aqui para o Nordeste, gerando ainda mais oportunidades”, conta o superintendente Edson Fritsch.
Rosineide Pinheiro da Silva é ex-diarista e é uma das alagoanas contratadas nos últimos dois anos na empresa. “Agradeço muito por essa oportunidade. Foi a partir daqui que eu consegui fazer um curso técnico de mecânica e me aperfeiçoei no trabalho. Hoje já me preparo para pagar uma formação superior para o meu filho mais velho, que pretende cursar Direito”, conta Rosineide.
À frente da Sedetur, o secretário Rafael Brito conta que o Prodesin é o incentivo mais competitivo do Nordeste, colocando Alagoas na vanguarda dos incentivos fiscais no Brasil.
“A concessão dos incentivos, principalmente com a reformulação do Prodesin, demonstra que o Governo do Estado caminha na velocidade da iniciativa privada, concedendo, de forma célere, todos os aparatos necessários para o desenvolvimento econômico de Alagoas, permitindo que empresas como a Krona possam expandir seus negócios, gerando emprego e renda para centenas de alagoanos e impulsionando a qualidade de vida das pessoas”, conta Rafael Brito.