/Projeto Vida Nova nas Grotas promoveu mais de 8 mil ações de saúde em 2017

Projeto Vida Nova nas Grotas promoveu mais de 8 mil ações de saúde em 2017

Iniciativa levou ações de saúde e cidadania para 15 comunidades da capital alagoana

por Fabiano Di Pace – Agência Alagoas

(Ações visam melhorias em mobilidade urbana e ações de inclusão, desenvolvimento econômico, prevenção à violência, saúde e educação – Fotos: Carla Cleto)

O programa Vida Nova nas Grotas fechou o ano de 2017 com a realização de 8.750 ações de saúde em 15 comunidades carentes de Maceió. A iniciativa é promovida pelo Governo de Alagoas, desenvolvida em parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Segundo a assessora técnica da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Elma Araújo, as ações visam promover melhorias em mobilidade urbana e atividades de inclusão social, desenvolvimento econômico, prevenção à violência, saúde, educação, entre outros benefícios comunitários.

Nas ações realizadas pela Sesau nas grotas foram disponibilizadas aferição de pressão arterial e glicose, testes rápidos para sífilis e HIV e vacinas para a atualização do calendário de imunização. Os técnicos da Saúde também proferiram palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e higiene bucal.

As ações terão continuidade em 2018, com a inclusão de exames de ultrassonografia para gestantes que residam nas grotas. “Na primeira semana de fevereiro, o programa será reiniciado nas comunidades da Grota da Macaxeira e Senhor do Bonfim, no bairro da Chã da Jaqueira”, destacou.

Elma Araújo lembrou que o apoio da gestão estadual tem sido essencial para que as comunidades ganhem em qualidade de vida e cidadania. “O programa tem sido reconhecido por todos e têm feito um impacto positivo na vida de milhares de pessoas”, reforçou.