/Governo aposta em investimentos na Segurança Pública de Alagoas

Governo aposta em investimentos na Segurança Pública de Alagoas

Com novas estruturas e equipamentos, Alagoas fecha o ano com redução de vários índices criminais

por Vanessa Siqueira e Amélia Sandes – Agência Alagoas

(Investimentos na construção de Cips, instalação da Força Tarefa, reforma de delegacias e construção de quartéis reflete na redução nos números da criminalidade em Alagoas – Fotos: Ascom SSP)

Investimento é a palavra que define o ano de 2017 para a Segurança Pública de Alagoas. Foram mais de R$ 50 milhões investidos na construção de CISPs, reforma de delegacias e batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, aquisição de equipamentos e de viaturas. Tudo isso foi decisivo para que o Estado reduzisse o número de crimes em várias modalidades e garantisse a segurança da população.

Desde o início de 2015, a gestão do governador Renan Filho, por meio da Secretaria de Segurança Pública, focou na valorização profissional e na prática operacional e de Inteligência para fazer despencar os números de crimes e colocar na cadeia os responsáveis por atos contra a vida humana e contra a tranquilidade do povo alagoano.

“Em toda minha carreira dentro da Polícia Militar, nunca vi tantos investimentos na Segurança Pública como tenho tido o prazer de presenciar nesses últimos três anos. Digo que devemos aproveitar e valorizar essa atenção que vem sendo dada ao setor”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Lima Júnior.

A Polícia Militar, por exemplo, tem quatro batalhões espalhados pelo Estado que estão em reforma ou construção e com previsão de entrega em 2018. Na capital, passam por reforma os batalhões da Radiopatrulha e do 1º Batalhão. Já no interior, estão sendo construídos novos prédios para abrigar os batalhões de Penedo e Delmiro Gouveia.

“Tenho 25 anos de polícia e é a primeira vez que vejo a construção de quartéis. É uma diferença muito grande. Esses investimentos serão muito importantes para que possamos ter mais estrutura e equipamentos para combater o crime aqui no Sertão”, salientou o subcomandante do 9º Batalhão, capitão Wilson dos Santos.

A Polícia Civil também é contemplada com investimentos na reforma de nove delegacias e construção de outras unidades. Um dos grandes investimentos é a construção do Complexo de Delegacias de Homicídios e Repressão ao Narcotráfico (DHPP), situada no bairro do Bebedouro. O novo prédio dará mais suporte para os delegados e servidores da polícia trabalharem na investigação de crimes de homicídio e de tráfico de drogas em Alagoas.

Além das construções, reformas também foram entregues, como é o caso da Delegacia Regional de São Miguel dos Campos. Fechado desde 2011, o prédio foi totalmente reformado e recebeu reparos hidráulicos, elétricos, pinturas, restauração das grades das celas, entre outras melhorias. O Governo do Estado investiu R$ 210 mil, em recursos próprios, para realizar a obra. A reabertura da unidade policial aconteceu em agosto e é importante para toda a região circunvizinha, já que durante os plantões ela concentra os serviços das delegacias de Teotônio Vilela, Junqueiro, Campo Alegre, Anadia, Jequiá da Praia e Roteiro.

“O que vemos nos últimos dois anos em Alagoas são investimentos na área da Segurança Pública. A mensagem que deixo aos policiais que irão atuar nessa delegacia é que continuem trabalhando de forma integrada pela Segurança Pública de Alagoas”, disse o secretário executivo de Políticas da SSP, Manoel Acácio Júnior, no dia da reabertura da delegacia.

O Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, em Maceió, e os quartéis dos municípios de Penedo, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Palmeira dos Índios passam por reformas este ano.

Depois de anos de espera, o Instituto Médico Legal de Maceió (IML) será entregue à população em 2018. O novo espaço será dotado dos mais modernos equipamentos como scanner para cadáveres e raio-x. A estrutura contará com novidades, como sala especial para atendimentos a mulheres vítimas de violência e um anfiteatro para aulas de Medicina Legal. Ao longo do ano, as obras avançaram consideravelmente para garantir que o equipamento seja entregue à população alagoana o mais rápido possível.