/CARREIRA MILITAR: Militares falam do sentimento de dever cumprido no Dia do Soldado

CARREIRA MILITAR: Militares falam do sentimento de dever cumprido no Dia do Soldado

Ao todo, foram mais de 300 promoções – sendo 227 praças e 95 oficiais – pelos critérios de escolha, merecimento e antiguidade

por Wanessa Neves – Agência Alagoas

Autoridades, familiares e militares estiveram presentes à solenidade em homenagem ao Dia do Soldado, realizada pela Polícia Militar de Alagoas (PMAL), na tarde dessa quinta-feira (24). Durante a cerimônia, foram concedidas promoções de oficiais e praças, além da outorga de medalhas. O evento aconteceu na Academia da polícia Militar, no bairro do Trapiche, e contou com a participação do governador do Estado, Renan Filho.

O comandante-geral, coronel Marcos Sampaio, destacou que a data é o momento ideal de celebrar e homenagear aos bravos guerreiros da corporação que executam com maestria a segurança pública em Alagoas.

“As promoções e honrarias fazem parte do mister da carreira militar. Parabenizo a todos que tiveram hoje suas patentes elevadas. E, como Duque de Caxias, que lutou incessante para manter uma sociedade livre e de bons costumes, dedico todo resultado alcançado até aqui frente à redução dos índices de violência, aos homens e mulheres da minha briosa, que se empenham diariamente para fazer de Alagoas, um Estado mais seguro e melhor para se viver”, felicitou o comandante.

Após a entrada do Pavilhão Nacional, 21 personalidades civis e militares, que no mister de suas ações contribuíram direta ou indiretamente para o fortalecimento da Instituição, entre elas a primeira-dama do Estado, Renata Calheiros; o procurador do Estado, Romualdo Patriota; os delegados de Polícia Civil, Luci Mônica e Mário Jorge; e oficiais das polícias coirmãs da Bahia, Maranhão, Amapá, Minas Gerais e Pernambuco, receberam a medalha do mérito institucional Zumbi dos Palmares.

Já os militares, foram agraciados com as medalhas de Mérito da Corporação, destinados aos policiais que foram destaque, entre elas estão a do Mérito Operacional “Marechal Floriano Peixoto”; Mérito Administrativo “Coronel Lanivaldo Cabral de Melo”, Mérito Disciplinar “Duque de Caxias”, categoria bronze (10 anos); Medalha do Mérito Científico; Medalha do Tempo de Serviço Policial Militar, nas categorias ouro (30 anos de serviço), prata (20 anos) e bronze (10 anos).

Promoções

Ao todo, foram mais de 300 promoções – sendo 227 praças e 95 oficiais – pelos critérios de escolha, merecimento e antiguidade. O coronel Walter Do Valle, um dos oficiais promovidos ao último posto da instituição, divide sua conquista com todos os policiais militares das Unidades por onde passou que, junto a ele, trabalharam arduamente para o sucesso das missões a que foi designado.

Outro promovido na tarde dessa quinta-feira foi o sargento Carlos Rocha. O militar, prestes a ingressar na reserva remunerada, fala do sentimento de gratidão por ter alcançado quase 30 anos de efetivo serviço na Polícia Militar.

“É um misto de emoções que esta ascensão me traz. Sairei com a consciência tranquila e com o sentimento do dever cumprido para com meus companheiros e com o meu Estado. Sou grato a Deus, a minha família, a corporação e aos colegas de trabalho com quem dividi as labutas do dia a dia ao longo desses anos. Me sinto honrado por ter tido a oportunidade de desempenhar meu ofício”, disse emocionado o sargento Carlos Rocha, atualmente lotado no 1º BPM.

Ao final do evento, a guarda de honra desfilou em continência ao governador, ao comandante-geral e a primeira dama de Alagoas.