Redação A Hora News
Legenda: OMS vê reabertura do comércio como uma forma de espalhar mais doença | Foto: Pixabay
No Rio de Janeiro a reabertura do comércio fez com que os bares ficassem lotados e a maioria dos frequentadores estava sem máscara de proteção.
As imagens da aglomeração em uma cidade que faz parte do Estado que perdeu mais de 10 mil pessoas para a Covid-19 circularam pelo mundo e a Organização Mundial de Saúde criticou a decisão das autoridades brasileiras.
O diretor do departamento de Doenças Transmissíveis da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Marcos Espinal, disse em entrevista à BBC News que não é uma boa hora para retomar as atividades.
“Dissemos aos países, não só ao Brasil, que junho e julho não são uma boa hora para se reabrir”, declarou ele com risco que a contaminação aumente.
“Não é uma boa ideia reabrir a economia quando se está no epicentro de uma pandemia. Mas todos os países são soberanos e cada um decide o que fazer”, completou.
Mas Espinal entende que retomar comércios e estabelecimentos que podem gerar aglomerações “é uma receita para espalhar mais doença” e cita dos EUA como exemplo desse erro.
Nas últimas semanas diversas cidades brasileiras e Estados começaram a pôr fim às restrições, fazendo recomendações quanto ao uso de equipamentos de proteção e o distanciamento social.